segunda-feira, 24 de maio de 2010

REUNIÃO COM COORDENADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL








No dia 24 de março realizou na Secretaria Municipal de Educação um encontro com Coordenadores da Educação Infantil da SMEC e das escolas municipais.
O objetivo foi discutir sobre a Proposta Curricular da Educação Infantil de 04 e 05 anos. O encontro partiu de uma reflexão acerca da finalidade que é acompanhar ativamente a criança em seu processo de construção pessoal e de conhecimentos, oportunizando-lhe desafios e vivências necessárias à ampliação de descobertas sobre si mesma e o mundo, de forma lúdica, promovendo sua crescente autonomia.
Além disso, as instituições de Educação Infantil devem partir do pressuposto de que a criança é um sujeito ativo na construção de seu conhecimento, na estruturação de sua inteligência, que aprende a partir de suas ações e reflexões, em interação com o adulto, outras crianças e o ambiente e, que deve ser respeitada como um ser que tem o direito de viver o seu próprio tempo. Com isto, nossa ação educativa é comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática, não excludente. Promove assim, o convívio com a diversidade, quer no sentido de cultura, hábitos, costumes e também quanto às competências e particularidades de cada um, visando a uma prática educacional para atender a todos e propiciar o progresso das crianças em função de suas possibilidades e diferenças individuais.
Atendendo às crianças em seus desejos e necessidades, a Educação Infantil tem como eixos prioritários à curiosidade, a ludicidade, a fantasia e a imaginação, em todas as suas formas e infinitas possibilidades de expressão e linguagem.
Devemos oportunizar a ampliação dos conhecimentos das crianças em relação a si mesmas e aos fatos e fenômenos que as rodeiam; estimula a construção de sua autonomia e reforça sua auto-estima e confiança nas suas possibilidades de aprender, bem como coordena sua inserção nos diferentes campos do conhecimento, de modo a auxiliá-la a entender-se na multiplicidade e complexidade de que é formada.
Outros momentos como este está previstos para o ano em curso, no intuito de consolidar cada vez mais a proposta pedagógica para a infância, ou seja, construção de um currículo que atenda as crianças de 4 e 5 anos atendidas pela Rede Municipal de Ensino.
O coordenador ao retornar a sua instituição deverá organizar este momento com seus pares para disseminar a proposta, ouvi-los, acatar sugestões e proposições para adequação da mesma.


Coordenadores da Educação Infantil: Lúcia E. M. de Almeida
Maria Célia Ramalho

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