segunda-feira, 24 de maio de 2010

Educação Física está fazendo a diferença para pequenos estudantes






Envolver a criança na prática esportiva e promover o desenvolvimento motor básico dos alunos. Esse vem sendo um dos papéis fundamentais da Prefeitura de Jaciara, através da Secretaria Municipal de Educação, na aplicação da Educação Física para os pequenos estudantes da Rede Municipal.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Emerson Guimarães, a meta principal é fazer com que o estudante da Educação Infantil se integre, descubra e discuta sobre o mundo em que vive, entenda seu corpo e seus limites; melhore sua auto-estima, autoconfiança, expressividade e, em termos fisiológicos, reduza as condições para o desenvolvimento de doenças crônicas ligadas ao sedentarismo como pressão alta, entre outras.

Ele acrescentou que, segundo a indicação n° 04/2009 do Vereador Adilson Costa França, com o artigo 32 da LDB cap. 3 parágrafo único, na educação infantil, o ensino da arte e a educação física são componentes curriculares obrigatórios, ajustando-se as faixas etárias e as condições das crianças. “É o que foi instituído as aulas práticas desde a Educação Infantil que compreende crianças de 4 e 5 anos de idade na Rede Municipal de Ensino”, explicou.

“Além de todos os investimentos e discussões sobre as diretrizes curriculares nacionais sobre educação infantil, não poderíamos deixar de dar a nossa parcela de contribuição dentro desse novo olhar. Quando assumimos a tarefa de construção de uma proposta pedagógica para a rede municipal, muitos desafios se manifestaram na intenção de melhor direcionar a forma como vinha sendo organizada a matriz curricular”, destacou Emerson.

Cultura Corpo/Movimento

De acordo com Emerson, a Secretaria Municipal de Educação partiu para uma proposta que considere a cultura do corpo/movimento como patrimônio de todos, que seja também um instrumento de busca de consolidação da cidadania, apoiada na premissa de que todo estudante é um ser humano ativo em desenvolvimento, vivendo em ambientes dinâmicos e em constantes mudanças. “A Educação Física assumiria o seu verdadeiro papel dentro de uma política educacional verdadeiramente democrática”, disse.

Ele acrescentou que a fundamentação vem do artigo 32 LDB, que se refere ao desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, além dos princípios norteadores do Conselho Nacional de Educação – III, complementando-se que a criança é um ser completo, total e indivisível. “Só quem ganha com isso são as crianças da Educação Infantil que desde cedo já começarão a ter uma vida saudável com atividades bio-psico-motoras, desenvolvimento de suas habilidades físicas e de interação com o próximo”,finalizou o secretário.

autor/José Marques

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