segunda-feira, 9 de junho de 2014

VII – Seminário Educação Inclusiva Direito à Diversidade, em Rondonópolis.


A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) foi elaborada segundo os preceitos de uma escola em que cada aluno tem a possibilidade de aprender, a partir de suas aptidões e capacidades, e em que o conhecimento se constrói sem resistência ou submissão ao que é selecionado para compor o currículo, resultando na promoção de alguns alunos e na marginalização de outros do processo escolar.
A compreensão da educação especial nesta perspectiva está relacionada a uma concepção e as práticas da escola comum que mudam a lógica do processo de escolarização, a sua organização e o estatuto dos saberes que são objeto do ensino formal como modalidade que não substitui a escolarização de alunos com deficiência, com transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, essa educação supõe uma escola que não exclui alunos que não atendam ao perfil idealizado institucionalmente.
A educação especial perpassa todos os níveis, etapas e demais modalidades de ensino, substituí-los, oferecendo aos seus alunos serviços, recursos e estratégias de acessibilidade ao ambiente e aos conhecimentos escolares. Nesse contexto, deixa de ser um sistema paralelo de ensino, com níveis e etapas próprias.
O atendimento educacional especializado passa a ser, porta de entrada onde alunos com atributos diferenciados entram e saem após superadas as dificuldades de aprendizagem.
Durante os dias de 02 a 06 de junho estivemos eu e o Professor Mário estivemos em Rondonópolis recebendo formação continuada para fortalecimento das ações na sala de Recursos Multifuncional da Rede Municipal de Ensino.

Marlene Gaio dos Santos

Coordenadora do Ensino Especial




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