A Política Nacional de Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) foi elaborada segundo os
preceitos de uma escola em que cada aluno tem a possibilidade de aprender, a
partir de suas aptidões e capacidades, e em que o conhecimento se constrói sem
resistência ou submissão ao que é selecionado para compor
o currículo, resultando na promoção de alguns alunos e na marginalização de
outros do processo escolar.
A compreensão da educação
especial nesta perspectiva está relacionada a uma concepção e as práticas da
escola comum que mudam a lógica do processo de escolarização, a sua organização
e o estatuto dos saberes que são objeto do ensino formal como modalidade que
não substitui a escolarização de alunos com deficiência, com transtornos
globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, essa educação
supõe uma escola que não exclui alunos que não atendam ao perfil idealizado
institucionalmente.
A educação especial perpassa
todos os níveis, etapas e demais modalidades de ensino, substituí-los,
oferecendo aos seus alunos serviços, recursos e estratégias de acessibilidade
ao ambiente e aos conhecimentos escolares. Nesse contexto, deixa de ser um
sistema paralelo de ensino, com níveis e etapas próprias.
O atendimento educacional
especializado passa a ser, porta de entrada onde alunos com atributos
diferenciados entram e saem após superadas as dificuldades de aprendizagem.
Durante os dias de 02 a 06
de junho estivemos eu e o Professor Mário estivemos em Rondonópolis recebendo formação continuada para
fortalecimento das ações na sala de Recursos Multifuncional da Rede Municipal
de Ensino.
Marlene Gaio dos
Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.