segunda-feira, 23 de junho de 2014

Professores das escolas públicas de Jaciara e São Pedro da Cipa participam de formação sobre as Olímpiadas de Língua Portuguesa

A Secretaria Municipal de Educação, Assessoria Pedagógica em parceria com o CEFAPRO de Rondonópolis proporcionaram três dias de estudos para os professores de Língua portuguesa do Ensino Fundamental de 5º ao 9º ano e Ensino Médio. O objetivo do curso foi o de preparar os professores para trabalhar com as Olimpíadas de Língua Portuguesa, nas escolas públicas do Vale.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
A formação foi realizada pelas formadoras Mendes Solange Lemes da Silva, Sílvia Matsuoka de Oliveira do CEFAPRO e Maria Madalena Caixeta Tavares da Silva da SMEC de Jaciara. Contou também com a participação do escritor Dr. Ailon do Carmo de Rondonópolis. A formação contribui consideravelmente  no aprendizado dos professores, pois foram propostas dinâmicas de como trabalhar com os gêneros específicos da OLP, entre outros aspectos importantes.

Maria Madalena Caixeta Tavares da Silva

Coordenadora do Ensino Fundamental



 







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