sexta-feira, 6 de junho de 2014

Semana do Meio Ambiente


As unidades de ensino municipais, estaduais e particulares do município de Jaciara em parceria com a Associação Ecológica e Meio Ambientalista (AEMA) e Secretaria Municipal de Educação abrilhantaram as ruas dos bairros de nossa cidade realizando passeatas em comemoração a semana do Meio Ambiente (1 à 7/06), enfatizando o dia 05 junho que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo deste evento é estimular a sensibilização para o meio ambiente, destacando a responsabilidade e a necessidade de mudanças urgentes, visando um desenvolvimento mais justo e sustentável. Porém, antes do movimento social os educadores, sob orientação da diretoria da AEMA, desenvolvem reuniões e estudos sobre as temáticas propostas para a comemoração. Por conseguinte, trabalham com os alunos e organizam as passeatas e apresentações para a sociedade.
O tema “Uma vida boa para todos” foi o escolhido para nortear os trabalhos ambientais. As temáticas propostas são: A revolução verde; Mundo segundo a Monsanto; Campanha contra Monsanto; Movimento “Ocupa Monsanto” convoca protesto mundial; Brasil campeão do agrotóxico; Agronegócio, um modelo esgotado; Diferença entre alimentos transgênicos e convencionais. Cada escola escolheu uma temática desenvolveu estudos com os alunos e usando da criatividade passou sua mensagem sobre o meio ambiente à população jaciarense.
A passeata do dia 04 de junho foi realizada pelas escolas Magda Ivana, Santo Antônio, Milton da Costa Ferreira e Francisco Araújo Barreto; no Bairro Santo Antônio, nas Avenidas Germano Antônio de Moura e Xavante. No dia 05 de junho, as escolas Maria Villany Delmondes, Dom Bosco, Albert Einstein e Artur Ramos fizeram a marcha em prol do meio ambiente pelo centro da cidade. Por fim, no dia 06 de junho as escolas São Francisco e Francisco Soares promoveram a passeata pelas ruas da Cohab São Lourenço e Bairro Zé Araça.
Também, houve participação das Unidades Municipais de Educação Infantil Casa da Criança e Escola Magda  Ivana na sede da AEMA, onde as professoras, juntamente com a direção da AEMA proporcionaram aos pequenos aprendizes um dia de muitas brincadeiras e aprendizagem. A escola Santa Rosa, juntamente com sua Extensão, antiga escola 7 de Abril, desenvolveram atividades de educação ambiental na comunidade da Usina Pantanal. Também, se fez presente no evento a Secretaria de Meio Ambiente.
Maria Madalena Caixeta Tavares da Silva
                                                                                   Coordenadora do Ensino Fundamental

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.