segunda-feira, 15 de julho de 2013

Encontro de Formação do Pacto Unidade IV



A equipe do Pacto Municipal da Secretaria Municipal de Educação reuniram-se juntamente com os professores alfabetizadores do 1º Ciclo de Alfabetização nos dias  11/07 e 12/07, na Biblioteca Municipal para mais uma etapa da formação referente a unidade 04, com as seguintes temáticas: Ludicidade na sala de aula; Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias; Vamos brincar de reinventar histórias; Brincando na escola: O lúdico nas escolas do campo.
No componente curricular da Língua Portuguesa, muitas atividades podem ser desenvolvidas de maneira a privilegiar o lúdico no processo de aprendizagem.
           Os jogos e as brincadeiras estão presentes na vida cotidiana, especialmente na vida das crianças. De acordo com Borba (2006), desde muito tempo as brincadeiras e os jogos passaram a integrar as práticas de vida em sociedade. Ao longo da história, o brincar foi se configurando na vida social e passou a fazer parte dos conteúdos que são aprendidos nas relações de interação com as pessoas e com a cultura.
O foco central do trabalho, em uma perspectiva de currículo inclusivo, é que todos têm direito a aprender, a brincar, a se divertir. Promovemos, desse modo, uma educação em que os cuidados com a criança implicam no respeito às diferenças e no favorecimento de situações seguras e lúdicas de aprendizagem. Ao brincar, a criança movimenta-se em busca de parceria e exploração de objetos, comunica-se com seus pares, expressa-se por meio de múltiplas linguagens, descobre regras e toma decisões. Assim, desenvolve dimensões importantes no aprendizado dos conhecimentos escolares.
Os encontros atenderam a expectativa do grupo que elencaram a importância  do lúdico na sala de aula e reforçaram a através de depoimentos a importância desses encontros, pois vem respondendo a importância do planejamento através da sequência didática e agora nesse nessa unidade a ludicidade que torna-se a sala de aula mais atrativa e prazerosa através das brincadeiras e dos jogos sem perder o foco do ensino-aprendizagem no espaço escolar.
  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.