segunda-feira, 8 de julho de 2013

DIRETOR DE TRÂNSITO DO MUNICÍPIO DE JACIARA-MT, VISITA SALA DE RECURSOS


No CEJAS-Centro de Educação de Jovens e Adultos Marechal Rondon, funciona a sala de Recursos  Multifuncional aonde são atendidos também os cegos dos município de São Pedro da Cipa, de Dom Aquino e de Jaciara.
Na aula de percurso e mobilidade com bengala, os alunos cegos vivenciaram a experiência de andar por vias públicas e pontos de referência do centro da cidade sozinhos apenas orientados pela professora guia. Eles são ainda bastante  dependentes  dos familiares e nessa experiência, buscamos desenvolver neles habilidades de autonomia e independência, bem como, educar os videntes da nossa cidade a reconhece-los.
Se queremos  ser uma cidade inclusiva, onde todos os seus moradores e visitantes possam ir e vir com segurança e autonomia, temos que pensar uma cidade acessível para todos: deficientes, idosos, jovens e crianças.
Nesta perspectiva e, querendo contribuir com as mudanças e adequações arquitetônicas e urbanísticas da nossa cidade, o grupo em comum acordo, solicitou a presença do Diretor de Trânsito, senhor Rogério, para apresentar os pontos críticos e sugerir adequações quanto  colocação de placas, de orelhões, lixeiras e expositores de lojas e similares.
Como nosso município se prepara para a copa do mundo e pretende ser uma cidade inclusiva a todos os munícipes e turistas que para cá vem contemplar e desfrutar da natureza privilegiada que temos, os alunos cegos querem contribuir com indicações para melhorar ainda mais a mobilidade, o acesso e a informação para os videntes e não videntes.
Autora: Marlene Gaio dos Santos 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.