segunda-feira, 9 de julho de 2012

Projeto Agrofloresta em parceria com a EMPAER local, envolve comunidade escolar da escola Municipal Magda Ivana


São grandes os desafios a enfrentar quando se procura direcionar as ações da escola para a melhoria das condições de vida no mundo. Um deles é relativo à mudança de atitudes na interação com o patrimônio básico para a vida humana: o meio ambiente.
          Dentro do possível e nas condições concretas da escola, procuramos contribuir para que as crianças, jovens e adolescentes de hoje percebam e entendam as conseqüências de suas ações nos locais onde vivem, estudam, praticam lazer, etc.
         A solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade e depende da relação que se estabelece entre a sociedade/natureza, tanto na dimensão coletiva quanto na individual.
      Essa consciência já chegou à  escola na Magda Ivana e muitas iniciativas têm sido tomadas em torno desta questão; uma delas é o Projeto Agrofloresta em parceria com a EMPAER local, Secretaria de Educação, de agricultura e Meio Ambiente de Jaciara. 
      O currículo e a proposta pedagógica da escola trazem esta temática com eixo norteador e através de subprojetos interdiciplinares envolvemos muito envolvemos muitos agentes na concretização das ações que vão desde a observação através de visitas in-loco até palestras mis específicas, inclusive aliando a tecnologia do Projeto UCA, um computador por aluno.
      Utilizando a estratégica que o projeto agrofloresta traz na prática aliada aos poderes da terra e parceiros, e que estamos desenvolvendo mais este projeto na Escola Magda Ivana.
     Agrofloresta no pátio escolar, espaço de aprendizagem para conhecer plantio e cultivo de árvores frutíferas da região integrando outras espécies, como: hortaliças, plantas medicinais, etc.
       Uma rica oportunidade de aprendizagem significativa para todos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.