quinta-feira, 12 de julho de 2012

INICIA A 3ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA- ESCREVENDO O FUTURO 2012.


Equipe da Secretaria de Educação de Jaciara, em parceria com o CEFAPRO/ Rondonópolis realiza Formação da Olimpíada da Língua Portuguesa, para os professores de Jaciara, Dom Aquino, Juscimeira e São Pedro da Cipa, com objetivo de Apresentar os objetivos da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, bem como a importância dos gestores estarem envolvidos na formação de leitores e escritores, ao todo foram capacitados 59 ( cinqüenta e nove professores), que estarão desenvolvendo produção de textos nas seguintes categorias: poema, Memórias, crônica e Artigo de Opinião.
 A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro,  é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Olimpíada) desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Acreditamos que esse momento foi um momento ímpar para formação do grupo envolvido e principalmente para nós formadores, que fomos desafiadas constantemente a buscar uma integração e trocas de experiência, deixando claro que quando unimos e trocamos conhecimento podemos modificar uma prática. Aprendemos muito mais do que ensinamos. Estar responsável por esta formação da Olimpíada de Língua Portuguesa no pólo é uma oportunidade incrível para crescimento profissional e participar das discussões acerca da nova postura do professor de Língua Portuguesa. E principalmente para mudar a realidade da construção do conhecimento nesta área por parte dos professores e para garantir aos alunos uma formação mais lúdica e envolvida com seu meio social. Estamos juntos nessa caminhada!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.