terça-feira, 24 de abril de 2012

A verdadeira liberdade é ter uma segunda chance

Há um movimento mundial pela inclusão. A inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
A educação inclusiva constitui um paradigma fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferenças como valores indissociáveis.
Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas no sistema prisional evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel das entidades na superação da lógica da exclusão.
Nesta perspectiva vários parceiros se juntaram ao Conselho da Comunidade e muitas ações estão sendo efetivadas, exemplo disso, foi a reforma e adequação do espaço da Cadeia Pública, onde funciona as aulas.
O Projeto Nova Chance, objetiva a ressociação dos detentos (as) onde quinze pessoas, das séries finais do Ensino Fundamental estão sendo atendidas e seus estudos validados. As aulas ocorrem nas segundas, terças e sextas feiras de manhã, nas terças, quartas e sextas feiras no período vespertino, durante todo ano letivo de 2012.

“só é possível chegar ao reino da liberdade quando o reino da necessidade esta absolutamente resolvido”
Karl Marx


Autora: Marlene Gaio
Coordenadora do Brasil Alfabetizado e Educação Inclusiva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.