sábado, 14 de abril de 2012

1º Encontro com professores da Educação Infantil


Nos dias 13 e 14 do mês de abril, nas dependências do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), aconteceu o I Encontro da Educação Infantil no ano de 2012 destinado aos professores, coordenadores e diretores das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) e coordenadores de Educação Infantil das escolas municipais de Jaciara.
O curso foi coordenado pela professora Suzy Costa Marques, mestranda na área de Psicanálise, Educação e Sociedade e abordou temas importantes relacionados ao “Desenvolvimento Infantil de Zero a Três anos”, dentre os quais: o berçário como espaço de desenvolvimento infantil; a importância da rotina para o desenvolvimento da criança pequena; a hora de deixar fraldas e chupeta; como lidar com as mordidas, manhas e birras; estimulação lúdica; regras e limites.
Estudos como este, despertam ainda mais o olhar para a nova concepção de criança e revelam sua sensibilidade com relação às manifestações afetivas e estéticas do seu meio cultural, assim como o compartilhamento da emoção e atenção desde cedo nas relações interpessoais.
         Os temas discutidos enriqueceram ainda mais a prática dos profissionais que atuam nessa área.
Um dos pontos positivos do curso de acordo com os profissionais da educação foi a ponte que professora Susy fez entre a teoria e a prática e a exemplificação de materiais práticos que contribuem para o lúdico nesta faixa etária. O resultado de tudo isto, é um enriquecimento das práticas educacionais.
O encontro terá continuidade no próximo dia 28 abordando também temas  direcionados as crianças de 4 a 6 anos.








  














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.