segunda-feira, 23 de abril de 2012

ENCONTRO DO PDE INTERATIVO EM RONDONÓPOLIS



O PDE Escola é um programa de apoio à gestão escolar baseado no planejamento participativo. Seu objetivo é auxiliar as escolas públicas a melhorar a sua gestão e, para as escolas priorizadas pelo programa, o MEC repassa recursos financeiros destinados a apoiar a execução de todo ou parte do seu planejamento.
Em 2011, o PDE Interativo foi disponibilizado somente para algumas escolas priorizadas pelo PDE Escola.  Em 2012, o sistema está disponível para todas as escolas que desejem utilizar a ferramenta, mesmo aquelas que não receberão recursos financeiros do Ministério da Educação, que somam mais de 145 mil escolas públicas.
Em 2012, a metodologia do PDE Escola foi disponibilizada para todas as escolas através do PDE Interativo.
Assim, a Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da professora Maria Helena (coordenadora do PDE Escola na SMECD) e do senhor Edson Tavares (Presidente do Comitê do PAR Municipal) se fizeram presentes, além dos Assessores Pedagógicos de Jaciara e Diretores das Escolas Estaduais, nos dias 12 e 13/04/2012 em Rondonópolis na capacitação do PDE Interativo com formadores da SEDUC.
O objetivo da capacitação foi apresentar a nova ferramenta e sua utilização, ou seja, o sistema passo a passo para elaboração do PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola e Plano de Formação Continuada, pelas escolas.
A professora Rosangela Maria Moreira (SEDUC) fez a apresentação do sistema, sanando as dúvidas que surgiram. Ela ressalta que com esta ferramenta ficou mais fácil de elaborar o plano da escola e, que o MEC/FNDE faz cruzamento de dados com outros sistemas como o EDUCACENSO, por exemplo.
Algumas escolas são prioritárias e receberão maior atenção por parte do MEC no requisito financeiro e técnico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.