segunda-feira, 2 de abril de 2012

Secretário de Educação Emerson é convidado para fazer uma retrospectiva sobre os caminhos da Educação nos últimos anos

O Secretário de Educação, Professor Emerson Guimarães, foi convidado pelo vereador Rosandro para fazer uma retrospectiva da educação nos últimos anos.
                  Segundo ele, cabe ao Gestor Municipal zelar pela qualidade da educação do município, que significa recuperar a essência da gestão da educação municipal que é oferecer uma educação pública de qualidade social para todos os munícipes.
                  Ressaltou que os quatro fundamentos da educação são: foco na aprendizagem, sentido e práticas com consciência de rede, compromisso ético dos profissionais, valor social da educação.
                  Diante do exposto, afirmou que todos os fundamentos operam simultaneamente e que o valor social da educação, reafirma a necessidade do aluno ser o centro do processo educacional, significando isso que as estruturas administrativas, as condições de infra-estrutura, a equipe de educadores e suas carreiras, só se justificam em razão da garantia do direito de aprender dos alunos.
Também falou sobre o regime de colaboração entre os entes federados, sobre a Formação continuada dos servidores, sobre os recursos financeiros que o gestor municipal deve investir os recursos baseados nas fontes de financiamento, que garante percentuais mínimos da receita resultante de impostos á manutenção e desenvolvimento do ensino: 18% da  União e 25% da receita dos estados, Distrito Federal e municípios, incluindo-se as transferências ocorridas entre esferas de governo  e o salário-educação, dentre outros assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.