A Secretaria Municipal de Educação foi representada por duas profissionais da educação no VI Seminário Municipal de Formação de Gestores e Educadores – “Educação Inclusiva: Direito a Diversidade” em Cuiabá.
Aconteceu nos dias 21 à 25 de junho o VI Seminário Municipal de Formação de Gestores e Educadores – “Educação Inclusiva: Direito a Diversidade” em Cuiabá. Com o objetivo de disseminar a política de construção de sistemas educacionais inclusivos e apoiar o processo de implementação e consolidação do Programa Educação Inclusiva: direito à Diversidade nos municípios brasileiros.
O seminário agregou quarenta e quatro municípios que compõem o pólo de Cuiabá e nosso município foi um deles, representado por duas professoras da rede municipal de ensino.
Este representou mais um espaço de reflexão e troca de experiências sobre os procedimentos didático-pedagógicos com alunos deficientes. Como incluí-los nas turmas comuns do ensino regular. Isso implica na adequação do espaço físico, na gestão de pessoas, na aquisição de equipamentos diferenciados para o atendimento educacional especializado, na formação dos profissionais, a fim de tornar à escola um espaço acolhedor, onde não existam mecanismos de seleção ou discriminação para o acesso e permanência, com sucesso, de todos os alunos.
O seminário foi baseado nos seguintes eixos temáticos:
1. A escola na perspectiva da educação inclusiva – construção do projeto Político Pedagógico e promoção da acessibilidade professora Drª Adriana Limaverde UFCA
2. A formação continuada de professores docentes na educação Especial Professora Drª Mirlene F. M. Damazio-UFMG
3. Políticas Públicas – Gestão da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva professor Drº Lindomar Wissler Boneti-PUC/PR;
4. Salas de recursos Multifuncionais + oferta do atendimento Educacional Especializado- AEE Professora Mestra: Simone Mamann Ferreira – UFSC
5. Relatos de Experiências – Escolas de Cuiabá e Várzea Grande.
Este Seminário evidenciou, portanto, o processo de ressignificação de concepções e práticas pela qual a Educação Especial está passando na transformação da realidade histórica de segregação escolar e social das pessoas com deficiência tornando efetivo o direito de todos à educação e possibilitando aos participantes/representantes municipais, refletir e ampliar conhecimentos sobre o atendimento educacional especializado.
Autora: Marlene Gaio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.