terça-feira, 22 de junho de 2010

Alunos participam do "Projeto Pixam"

Com a implementação da Lei 10.639/03, que inclui no currículo a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira, as escolas vem realizando este trabalho para incentivar a cultura Afro e diminuir o racismo cultural na sociedade brasileira.
É comum as escolas depararem com manifestações racistas em sala de aula, com piadas e brincadeiras que ofendem e magoam alunos diariamente. Pois as escolas já fazem este trabalho com os pré-conceitos e racistas, e o “Projeto Pixaim” veio contribuir ainda mais com o trabalho que já é realizado em todas as escolas.

Alunos da Rede Pública do município de Jaciara participou das ações do “Projeto Pixaim” nesta terça-feira do dia 22/06 na Escola Estadual Marechal Rondon. Este Projeto trouxe para a escola oficinas de leitura e trança afro, os alunos assistiram a peça teatral “Cabelo Ruim?”, que é um projeto viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com o patrocínio do Grupo André Maggi. Este tem como objetivo fortalecer a cultura Afro e incentivar principalmente as meninas a gostarem de si mesmo como elas são, com seus cabelos crepos, nariz achatado, olhos escuros e pele escura, o teatro mostrou que os cabelos pretos e crespos, sua pele e olhos escuros tem suas especificidades, o que não diminue a beleza de ninguém, pelo contrário, a enriquece cada vez mais com os seus traços diferente.

Neuza Baptista Pinto é jornalista e escritora do livro Cabelo Ruim? “Mostra em seus escritos a beleza própria e a auto-aceitação estão no centro deste livro, onde nos conta a história da amizade de três meninas negras e pobres, que enfrentam, cada uma a seu modo, as manifestações preconceituosas com relação ao seu cabelo crespo: com violência, com indiferença ou com sofrimento. Mas elas vão, aos poucos, aprendendo a aceitar seu cabelo, brincar com ele e amá-lo do jeito que é. Com os novos penteados, vão surgindo também novas formas de ver a si e ao outro, coragem, ousadia para fazer diferente.”


A Caravana Pixaim, é uma ação do Núcleo Maria da CUFA MT (Central Única das Favelas de Mato Grosso) foi distribuiído entre as escolas da Rede Pública cem exemplares da segunda edição do livro “Cabelo Ruim?”, de Neusa Baptista Pinto, e a peça teatral “Cabelo Ruim?”, foi encenada pelo Grupo Tibanaré de Teatro.

Autora: Lúcia Elena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.