sexta-feira, 25 de junho de 2010

1º Seminário Municipal - Educação Inclusiva: Direito à Diversidade

TEMA CENTRAL: EDUCAÇÃO - DIREITO E COMPROMISSO DE TODOS: CONSOLIDAR AVANÇOS E ENFRENTAR DESAFIOS

O 1º Seminário Municipal - Educação Inclusiva: Direito à Diversidade - é um movimento comemorativo e ao mesmo tempo reflexivo que doravante se constitui num espaço aberto tanto para a educação formal quanto para à educação informal, que pretende congregar cada vez mais pessoas, instituições, governos e organizações na luta em defesa do direito a educação para todos.

Um dos principais desafios deste Seminário é contribuir efetivamente com orientações para tomada de decisão e organização do sistema educacional a fim de atender às necessidades e interesses de todos os alunos, garantindo que tenham acesso a espaços comuns e processos educacionais cada vez mais inclusivos.

Difundir uma concepção emancipadora da educação, que respeite e convive com a diferença e a semelhança, popular e democrática, centrada na vida, associada a cultura da justiça e da paz.

A Política de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva e um movimento mundial pela educação de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação e preconceito. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igauldade e diferente como valores indissociável.

Para isso, é necessário conhecermos os fundamentos e como eles estão expressos em nosssos documentos legais, segundo os referenciais inclusivos de educação e, um esforço individual e coletivo, articulado de todos os gestores e educadores para que haja um entendimento acerca da inclusão e consequentemente um efetivo trabalho educacional de qualidade para todos.

EIXOS TEMÁTICOS:
EIXO - 1 - PESTALOZZI - ESPAÇOS DE INCLUSÃO E EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
PALESTRANTES: IVANE ALMEIDA COSTA - PRESIDENTE DAS PESTALOZZI DE MATO GROSSO/ CONFEDERAÇÃO REGIONAL

ROBERTO RODRIGUES SANTOS - 1º PRESIDENTE DA ESCOLA PESTALOZZI - JACIARA

EIXOS - 2 - POLÍTICA DE INCLUSÃO - PRINCÍPIOS NORTEADORES
PALESTRANTE: NÁGILA EDILAMAR VIEIRA ZAMBONATTO - GERENTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL/SEDUC/MT

EIXO - 3 - ESPAÇOS E TEMPOS DE ENSINAR E APRENDER - CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PALESTRANTE: NÁGILA EDILAMAR VIEIRA ZAMBONATTO - GERENTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL/SEDUC/MT











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.