quarta-feira, 25 de maio de 2011

I Seminário de Combate ao Bullying de Jaciara

Tema Central:
Bullying: O que Você Precisa saber – Identificação, Prevenção e Repressão.


“Eduquem-se os meninos, e não será preciso castigar os homens”. - Pitágoras

No dia 24 de maio de 2011 aconteceu no Anfiteatro Celcita Pinheiro o I Seminário de Combate ao Bullying de Jaciara.

Bullying

É derivada do verbo inglês bully que significa usar a superioridade física para intimidar alguém. Também adota aspecto de adjetivo, referindo-se a valentão, tirano. A terminologia dessa palavra vem sendo usada em vários países como designação para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, intencional e repetitivo inerente às relações interpessoais. Bullying é também usado para descrever uma forma de assédio de alguém que, de alguma forma, está em condição de superioridade sobre o outro, exercendo seu poder sobre o mais fraco.
A desigualdade de poder característica do bullying pode ser observada na diferença de idade, porte físico ou emocional, no apoio dos demais indivíduos ou pela inação dos envolvidos (educadores e familiares).
“É dever da família, da sociedade do Estado assegurar à criança e ao adolescente, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. (Artigo 227 da Constituição Federal)
Desta forma devemos buscar uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a Policia Militar, população e demais setores. Na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, dentre eles o Bullying, com objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Reconhecer e identificar os vários tipos de violência no contexto educacional tornou-se imprescindível quando se tem por objetivo amenizar essas atitudes inadequadas ao ambiente.
O bullying encontra-se não só nas escolas, mas em tantos outros lugares quando se trata de relações interpessoais. Assim devemos buscar uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população a polícia e demais setores.
O I Seminário de Combate ao Bullying tem por objetivo discutir sobre o fenômeno Bullying no contexto escolar e contribuir para identificação, prevenção e repressão, envolvendo todos os setores e profissionais que atuam no campo educacional e social. No intuito de colaborarmos para uma cultura de paz.
Este evento contou com a presença do DrºArnaldo Martins da Costa, Ms em psicologia e Dr em Educação – professor do curso Direito da FAIR E FAESP falou sobre Bullyng Diagnóstico e Atitudes, contamos também com a presença da Drª Cássia Vicente de Miranda Hondo - Promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Jaciara-MT, que contribui com sua fala sobre as Possíveis ações do Ministério Público no Enfrentamento ao Bullying e também tivemos a presenças dos policiais Iraneide Alves dos Santos Rodrigues e João Carlos que nos apresentou o seu trabalho realizado nas escolas do municipio de Jaciara - O PROERD no combate a violência: vivência no município de Jaciara-MT.

Wanderlucy Batista






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.