sexta-feira, 29 de abril de 2011

Culminância do Projeto de leitura com alunos do Maternal II









Alunos do maternal II do período matutino e vespertino da Creche Menina Angélica sob coordenação da Professora Ana Paula apresentaram aos pais a culminância do Projeto de leitura.
Este foi um trabalho realizado no 1º bimestre do corrente ano, com as Professoras Sidinéia, Aparecida, Vânia e Shara com o apoio dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e estágiarios. Foi apresentado aos pais no período matutino um teatro dramatizado pelas crianças da Branca de neve e no período vespertino um aluno apresentou a história da galinha ruiva.
O trabalho realizado pelas professoras mostrou a comunidade escolar a importância de trabalhar histórias infantis para o desenvolvimento da criança.
Hoje a dimensão de trabalhar literatura infantil é muito ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.
“É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética, outra ótica..” (ABRAMOVICH, 1997, p.17)
Quanto mais cedo à criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela se tornar um adulto leitor. Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva.
Quando a criança ouve ou lê uma história e é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela, realiza uma interação verbal, que neste caso, vem ao encontro das noções de linguagem de Bakhtin (1992). Para ele, o confrontamento de idéias, de pensamentos em relação aos textos, tem sempre um caráter coletivo, social.
Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um “bom causo”, a criança é capaz de se interessar e gostar ainda mais por elas, já que sua capacidade de imaginar é mais intensa.
As histórias infantis têm papel fundamental na formação do indivíduo, tornando-o criativo, crítico e capaz de tomar decisões.
Quando se conta uma história, deve-se ter em mente que aquele momento será de grande valia para a criança, pois através desses contos será formado um banco de dados de imagens que será utilizado nas situações interativas vividas por ela.
A história não acaba quando chega ao fim. Ela permanece na mente da criança, que a incorpora como um alimento num processo de associação a outras práticas artísticas e educativas. Desta forma toda a rede de ensino do municipio estão engajados nesse objetivo de incentivo a leitura, envolvendo desde a educação infantil ao Ensino Fundamental através de projetos relacionado a literatura infantil.Esta é razão pela qual o coletivo educacional da instituição Creche Menina Evangélica optou trabalhar projetos temáticos tendo como pano de fundo a literatura infantil.
“LER É INVESTIR NO FUTURO, CRIAR PESSOAS PENSANTES, CAPAZES DE: TER OPINIÃO PRÓPRIA".

Professora Lúcia E. M. Almeida
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil - SMECDL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.