terça-feira, 19 de abril de 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JACIARA EM PARCERIA COM O DETRAN/CUIABÁ PROMOVE CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO.






A Secretaria Municipal de Educação de Jaciara, em parceria com o Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso- DETRAN/MT proporcionou de 1/04/2011 a 15/04/2011, no Instituto Federal Mato Grosso-IFMT, uma formação em Educação de Trânsito no Ensino Fundamental, para professores das redes públicas e particulares de Jaciara e São Pedro da Cipa, compreendendo uma carga horária de 20h, através do Programa de Educação de Transito nas Escolas - “Sinal Verde para um Trânsito Seguro”.
Mato Grosso figura entre os Estados com os mais altos índices de mortalidade por acidente de trânsito. Numa realidade no qual o trânsito tem sido responsável por um número cada vez maior de acidentes que vitimam milhares de pessoas no Brasil. Com o propósito de contribuir para a reversão desse quadro através desse curso temos o objetivo de oportunizar a inserção do tema trânsito no currículo escolar do Ensino Fundamental, mediante abordagem transversal e interdisciplinar. Assim os professores poderão trabalhar o tema no interior das diferentes áreas do conhecimento, na perspectiva de favorecer a formação e o desenvolvimento da cidadania, pautada em valores. Criar um ambiente ético na escola e em seu entorno, através: da inserção transversal e interdisciplinar de conteúdos éticos e de educação no trânsito; da introdução de sistemáticas que visem um convívio social mais democrático e harmônico no cotidiano escolar; do diálogo com a família e a comunidade do entorno escolar. Além do desejo de tornar realidade os Quatro Pilares da Educação que vem contribuir para dar resposta ao conjunto das suas missões, da educação:
• Aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão;
• Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
• Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas.
Foi bastante relevante a parceria para a educação do trânsito para todos os educadores que se fizeram presentes e que seja efetivada no Estado de Mato Grosso, principalmente no Vale do São Lourenço com atitudes positivas éticas e cidadãs, seja no âmbito das escolas, sejam na sociedade num todo, partindo do pequeno cidadão.

Redação:
Wanderlucy Batista Ferreira

ABRIL/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.