terça-feira, 19 de abril de 2011

CRECHE COMO ESPAÇO INCLUSIVO







A partir do mês de abril inicia-se o Atendimento Educacional Especializado– AEE na Creche Zulmira Barbieri Oliveira. Ali serão atendidas oito crianças com diferentes necessidades, independente das suas condições físicas, sensoriais, cognitivas ou emocionais. Crianças da Educação Infantil e 1º Ciclo da Rede Municipal de Ensino.
Esta será a primeira Sala de Recursos Multifuncionais do Programa do MEC em parceria com o município de Jaciara a entrar em funcionamento em 2011. Gradativamente todas as unidades da Rede Municipal, que incluir crianças com deficiência na sala comum do ensino regular, receberá o laboratório, equipamentos, material didático pedagógico, formação continuada para os professores atender no contra turno escolar esta demanda que necessita serviços educacionais especializados.
Mais importante que a caracterização da deficiência, das dificuldades ou limitações é procurar compreender a singularidade da história de vida de cada criança, suas necessidades, seus interesses, como interagem, como se relaciona com as pessoas, objetos e com o conhecimento.
Dessa forma, é importante destacar, que a professora do AEE estará aberta e disposta a realizar a escuta e acolhida dos desejos, das intenções, interpretar as expressões, os sentimentos, as diferentes formas de ação e comunicação.
Para isso necessitará o apoio e a cooperação contínua da família, de outros profissionais, para que juntos possamos estabelecer estratégias que favoreçam o processo de desenvolvimento e aprendizagem dessas crianças.
Vale ressaltar, que a inclusão de alunos com deficiência, não depende do grau de severidade da deficiência ou nível de desempenho intelectual, mas principalmente da possibilidade de interação, socialização e adaptação do sujeito ao grupo na escola comum.
E esse é o maior desafio para a escola, hoje: modificar e aprender a conviver com as dificuldades e adaptação, gostos, interesses e níveis diferentes de desempenho escolar.
Profª Marlene Gaio dos Santos
ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
9 abr. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.