segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Capacitação para reformulação do Plano Municipal de Educação de Jaciara


A  necessidade de elaboração/adequação dos Planos Municipais de Educação  em consonância com o Projeto de Lei Nº 8035/2010 (tramitando no Senado como Projeto de Lei da Câmara - PLC Nº 103/2012), que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências, para o êxito da organização do Sistema Nacional de Educação- SNE - e do regime de colaboração, e que o MEC através da SASE – Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino – em parceria com o CONSED - SEDUC/MT e UNDIME, através das suas seccionais, está oferecendo apoio técnico aos Estados, Municípios e Distrito Federal para a elaboração ou adequação de seus planos de educação através de Avaliadores Educacionais- AEs, que foram capacitados para o trabalho necessário a essa elaboração.

O Município de Jaciara esta recebendo a capacitação técnica da SASE/MEC para a reelaboração do seu Plano Municipal de Educação. Essa capacitação terá como objetivos: 1. discutir sobre o conjunto de documentos “Planejando a próxima década” e 2. estruturar o diagnóstico que subsidiará a reelaboração/adequação do Plano Municipal de Educação.

Para que possamos estabelecer uma qualificada interlocução na perspectiva de assegurar a realização de um trabalho in loco que alcance o objetivo central do trabalho enfrentaremos alguns  desafios estabelecido para todos os envolvidos nessa construção e que somente será superado com o apoio e efetiva participação da sociedade civil em reuniões e palestras. Os  atores fundamentais para a discussão da elaboração do Plano Municipal, como forma de mobilizar, envolvê-los e inaugurar o processo, tais como: Conselho Municipal de Educação, quando houver, Comissão de Educação da Câmara Municipal, Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Profissionais da Educação (na condição de Diretores de escolas, professores e funcionários das redes federal, estadual, municipal e escolas filantrópicas); Assessoria Pedagógica, CEFAPRO, Conselho Tutelar, Empresários, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, estudantes e suas organizações, Organizações Étnico Racial, Conselhos Deliberativos das Comunidades, Escolares, Associações de Pais, Igrejas e Meios de Comunicação Social, com o objetivo de instituir uma comissão de trabalho.




Representante do Mec/SEDUC - Maria Antonia Martins







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.