quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Avaliação diagnóstica do processo de alfabetização do 1º ciclo


           O município de Jaciara e todo Brasil, firmaram o compromisso do pacto, a dizer: “Todos as crianças alfabetizadas até 8 anos de idade”. A escola necessita da contribuição da família em todas as ações que serão desenvolvidas para esse fim, é de fundamental importância para essa ação, pois saber ler e escrever é direito da criança e dever do Estado e da Família.

Sendo assim, neste dia 11 e 12 de setembro deu-se início a uma dessas ações a avaliação diagnóstica de alfabetização do 1º ciclo. A coordenadora e orientadora do Pacto Nacional do município de Jaciara Profª Wanderlucy e Profª Neire acompanharam a avaliação nas escolas Amélia Freire e Magda Ivana.

            Este é um momento importante para a escola, a turma e, principalmente, para o aluno. Trata-se de instrumento avaliativo produzido pela coordenação pedagógica da SMECDL e das escolas, Coordenação do Pacto Municipal e Orientadora do Pacto. Portanto os objetivos são a avaliação diagnóstica do processo de alfabetização do 1º ciclo e o planejamento do trabalho pedagógico, visando à aprendizagem de todos os alunos no tempo esperado.

OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA:

  • Identificar as habilidades relacionadas à leitura e à escrita, desenvolvidas pelos alunos 1º Ciclo.
  • Identificar as necessidades de aprendizagem específicas de cada aluno.
  • Estabelecer relações entre a proposta de ensino e os direitos de aprendizagem.
  • Caracterizar o perfil pedagógico da turma, visando nortear o trabalho a ser realizado pelo professor durante o ano, permitindo uma ação educativa em consonância com as demandas e os direitos de aprendizagemconforme a tabela do  Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. 




  •  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.