terça-feira, 17 de setembro de 2013

Posse dos membros do Instituto Histórico e Geográfico de Jaciara







Neste dia 16 de setembro tomaram posse os membros do Instituto Histórico e Geográfico do Município de Jaciara, um marco importante para o patrimônio cultural e Histórico do município. Estiveram presentes representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Presidente do Instituto Vinicius, a Curadora Elizabeth Madureira Siqueira, Dr. Fernando Presidente do Instituto, Cleuta Paixão Presidente de Nova Xavantina, escritora Siussi, o Sr Antonio Bastos, Vice- Prefeito Adilson Diretora da Cultura Profª Selma e os membros da Diretoria.
O Instituto Matogrossense está completando este ano 95 anos de existência, na qual vem colaborando com a preservação da memória do Estado de Mato Grosso, este estiveram desde o início apoiando o município para que se concretizasse um sonho que desde 2005, onde alunos da professora Elizabeth Madureira, mostraram ao secretário de Educação Senhor Adilson a relevância desse espaço e solicitou a contribuição do executivo para o espaço, um momento que se vinha demolindo alguns pontos históricos local, como o Antigo Casarão que tinha na sua frente à árvore que fora plantada no dia da Emancipação Política de Jaciara, logo a Casa das irmãs foi vendida, o município não tinha uma lei de tombamento, mas assim que comprou o espaço da família Ferreira esse sonho ficou mais próximo. E pensando na relevância do Instituto Histórico e Geográfico o atual prefeito Ademir Gaspar de Lima em seu Plano de Governo instituiu a fundação do mesmo, pois sabemos que quando o município preserva seu passado vivo na memória, nos objetos e nos escritos, está contribuindo para que seus munícipes tenham o sentimento de pertença, de amor e cidadania, ajudando a cuidar, contribuir para um turismo de mais qualidade.
O  Instituto é uma organização da Sociedade civil privada destinada aos estudos e pesquisas nos campos da História, Geografia em geral, Ciências Sociais que contribui de forma significativa com o patrimônio histórico e cultural do município. Mas apesar de ser independente, o gestor municipal ao contribuir com sua instalação e manutenção está colaborando para a implementação da cultura local e os benefícios são enormes, pois através do instituto desenvolve-se pesquisas e junto aos órgãos como o IPHAN, ministério da cultura e secretaria de cultura do Estado consegue verbas para custear seus projetos, desta forma contribui a implantação do turismo local, pois é mais um espaço de visitação, espaço de pesquisa pelas escolas,  publicação de acervos, para que as pessoas se sintam contempladas nesse espaço, pela história individual e coletiva. Além disso, todas as ações que demandam maiores investimentos devem necessariamente contar com o apoio de instituições de incentivo a Cultura, como o Ministério da Cultura/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, secretaria de Estado de Cultura, entre outros, o que não é papel somente da diretora de Cultura, mas de todos que fazem parte do Instituto. A responsabilidade de cada membro deve ser reforçada pelos estudos que devem ser úteis a todos jaciarenses e que os mesmos possam valorizar o nosso patrimônio histórico como forma de se construir uma identidade cultural, assentada na pluralidade de nossas raízes e matrizes étnicas. Somente o conhecimento, da cultura, em múltiplas dimensões, e assentada na memória, é princípio fundante para a construção de uma sociedade mais democrática.
A História de Jaciara, está interligada com a história dos municípios de São Pedro da Cipa e Juscimeira, que antes eram distrito, portanto o Museu, serve de pesquisa e contribui para mantermos a nossa história cada vez mais viva, onde no bojo da análise do cotidiano mostraremos o processo de evolução urbana de Jaciara, bem como a necessidade de se desenvolver a consciência preservacionista de seus bens culturais, reforçando o discurso que nossa cidade tem passado, memória e história, sendo referencia para as atuais e futuras gerações.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.