segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Capacitação para reformulação do Plano Municipal de Educação de Jaciara


A  necessidade de elaboração/adequação dos Planos Municipais de Educação  em consonância com o Projeto de Lei Nº 8035/2010 (tramitando no Senado como Projeto de Lei da Câmara - PLC Nº 103/2012), que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências, para o êxito da organização do Sistema Nacional de Educação- SNE - e do regime de colaboração, e que o MEC através da SASE – Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino – em parceria com o CONSED - SEDUC/MT e UNDIME, através das suas seccionais, está oferecendo apoio técnico aos Estados, Municípios e Distrito Federal para a elaboração ou adequação de seus planos de educação através de Avaliadores Educacionais- AEs, que foram capacitados para o trabalho necessário a essa elaboração.

O Município de Jaciara esta recebendo a capacitação técnica da SASE/MEC para a reelaboração do seu Plano Municipal de Educação. Essa capacitação terá como objetivos: 1. discutir sobre o conjunto de documentos “Planejando a próxima década” e 2. estruturar o diagnóstico que subsidiará a reelaboração/adequação do Plano Municipal de Educação.

Para que possamos estabelecer uma qualificada interlocução na perspectiva de assegurar a realização de um trabalho in loco que alcance o objetivo central do trabalho enfrentaremos alguns  desafios estabelecido para todos os envolvidos nessa construção e que somente será superado com o apoio e efetiva participação da sociedade civil em reuniões e palestras. Os  atores fundamentais para a discussão da elaboração do Plano Municipal, como forma de mobilizar, envolvê-los e inaugurar o processo, tais como: Conselho Municipal de Educação, quando houver, Comissão de Educação da Câmara Municipal, Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Profissionais da Educação (na condição de Diretores de escolas, professores e funcionários das redes federal, estadual, municipal e escolas filantrópicas); Assessoria Pedagógica, CEFAPRO, Conselho Tutelar, Empresários, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, estudantes e suas organizações, Organizações Étnico Racial, Conselhos Deliberativos das Comunidades, Escolares, Associações de Pais, Igrejas e Meios de Comunicação Social, com o objetivo de instituir uma comissão de trabalho.




Representante do Mec/SEDUC - Maria Antonia Martins







sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Oficina e Estudo Municípios Canavieiros e a Bioeletricidade

 
           No dia 25 de setembro de 2013 estiveram reunidos os professores dos 8º e 9º anos das Escolas Municipais Magda Ivana e Maria Villany Delmondes, juntamente com a equipe pedagógica da Secretaria de Educação para a conclusão do ciclo de estudos Municípios Canavieiros, sendo a formação mediada pela professora Iara; realizada pelo Projeto Agora e produzido pela Editora Horizonte de São Paulo. 
O objetivo deste encontro foi o de compartilhar as experiências de ensino/aprendizagem realizadas com os alunos. Dentre elas: experiências de geração de energia; jogos pedagógicos; aula de campo na Usina Pantanal e Posto de Combustível. Na ocasião, os professores apresentaram o resultado do trabalho por meio de slide.
No final, receberam um certificado de participação e muitos elogios da formadora pelo brilhante trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores.
O objetivo deste encontro foi o de compartilhar as experiências de ensino/aprendizagem realizadas com os alunos. Dentre elas: experiências de geração de energia; jogos pedagógicos; aula de campo na Usina Pantanal e Posto de Combustível. Na ocasião, os professores apresentaram o resultado do trabalho por meio de slide.
No final, receberam um certificado de participação e muitos elogios da formadora pelo brilhante trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores.
 
 





quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ações da equipe pedagógica da SMEC


A Secretaria Municipal de Educação durante os meses de agosto e setembro deu continuidade no curso de formaçao dos professores alfabetizadores do 1º Ciclo de Alfabetizaçao. Contamos com o apoio e a presença da Secretária de Educação Elizabete de Oliveira na realização das ações, dentre estas foram realizadas visitas nas escolas da zona urbanas e do Campo; aplicação da segunda avaliação diagnóstica do Programa Nacional de Alfabetizaçao na idade Certa para alunos do 1ª, 2ª e 3ª ano; formação nos dias 17,21 e 28 de agosto e 14 e 19 de setembro com os professores do ciclo de alfabetização referente aos seguintes temas: Gêneros textuais na sala de aula e a articulação com os componentes curriculares, projeto didático, sequência didática e a Heterogeniedade na sala de aula. Sob a coordenação da Profª Wanderlucy, sob a Orientadora Prof Neire Magalhães e assessoramento das Coordenadoras Pedagógicas da SMEC profª Madalena, Profª Luzia e Marlene Gaio.
Durante o desenvovlimento das atividades propostas tivemos o espaço para os professores relatarem suas experiências pedagógicas, na qual foram pertinentes e relevantes para a ação docente no 1º Ciclo de Alfabetizaçao, porém durante a fala das professoras percebemos que ainda precisamos criar ações para que alguns pais sensibilizem para os acompanhamentos das atividades escolares dos seus filhos.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

MAIS EQUIPAMENTOS CHEGARAM PARA AS UNIDADES DE EDUCAÇAO INFANTIL COM RECURSOS DE APOIO ÀS CRECHES

UMEI ZULMIRA BARBIERE DE OLIVEIRA
 UMEI CASA DA CRIANÇA

UMEI MENINA ANGÉLICA

 UMEI JOÃO DE BARRO
UMEI Casa da Criança
UMEI Menina Angélica


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Jaciara é destaque em Encontro do Bolsa Família


As experiências exitosas no desenvolvimento do Programa Bolsa Família foram destaque no Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família realizado de 10 a 12 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Jaciara foi selecionado entre os 141 municípios para a apresentação.
Participaram gestores das três áreas do programa federal no município, sendo a enfermeira Mari Rose de Oliveira Silva representando a Saúde, Aldenir Silva Santos a Assistência Social e Elisabete Santos Fernandes, operadora municipal máster pela Secretaria Municipal de Educação.
Durante o evento a enfermeira Mari Rose fez a apresentação dos trabalhos, o que colocou em destaque as ações que são desenvolvidas em Jaciara para todo o Estado. “Não caminhamos sozinhos. Saúde, Educação e Assistência Social trabalham em equipe e intersetorialidade para o sucesso desse programa”, destacou
Realizado pelas Secretarias de Educação do Estado (Seduc), de Trabalho e Assistência Social (Setas) e de Saúde (SES), o encontro reuniu gestores de todo o MT.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Posse IHG de Jaciara - Registro da Fala do Primeiro Prefeito!

Formação Olimpíadas de Língua Portuguesa

A coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Jaciara a Professora Maria Madalena Caixeta Tavares está participando nos dias 19, 20 e 21 de setembro da Formação Olimpíadas  de Língua Portuguesa em Cuiabá.



terça-feira, 17 de setembro de 2013

Posse dos membros do Instituto Histórico e Geográfico de Jaciara







Neste dia 16 de setembro tomaram posse os membros do Instituto Histórico e Geográfico do Município de Jaciara, um marco importante para o patrimônio cultural e Histórico do município. Estiveram presentes representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Presidente do Instituto Vinicius, a Curadora Elizabeth Madureira Siqueira, Dr. Fernando Presidente do Instituto, Cleuta Paixão Presidente de Nova Xavantina, escritora Siussi, o Sr Antonio Bastos, Vice- Prefeito Adilson Diretora da Cultura Profª Selma e os membros da Diretoria.
O Instituto Matogrossense está completando este ano 95 anos de existência, na qual vem colaborando com a preservação da memória do Estado de Mato Grosso, este estiveram desde o início apoiando o município para que se concretizasse um sonho que desde 2005, onde alunos da professora Elizabeth Madureira, mostraram ao secretário de Educação Senhor Adilson a relevância desse espaço e solicitou a contribuição do executivo para o espaço, um momento que se vinha demolindo alguns pontos históricos local, como o Antigo Casarão que tinha na sua frente à árvore que fora plantada no dia da Emancipação Política de Jaciara, logo a Casa das irmãs foi vendida, o município não tinha uma lei de tombamento, mas assim que comprou o espaço da família Ferreira esse sonho ficou mais próximo. E pensando na relevância do Instituto Histórico e Geográfico o atual prefeito Ademir Gaspar de Lima em seu Plano de Governo instituiu a fundação do mesmo, pois sabemos que quando o município preserva seu passado vivo na memória, nos objetos e nos escritos, está contribuindo para que seus munícipes tenham o sentimento de pertença, de amor e cidadania, ajudando a cuidar, contribuir para um turismo de mais qualidade.
O  Instituto é uma organização da Sociedade civil privada destinada aos estudos e pesquisas nos campos da História, Geografia em geral, Ciências Sociais que contribui de forma significativa com o patrimônio histórico e cultural do município. Mas apesar de ser independente, o gestor municipal ao contribuir com sua instalação e manutenção está colaborando para a implementação da cultura local e os benefícios são enormes, pois através do instituto desenvolve-se pesquisas e junto aos órgãos como o IPHAN, ministério da cultura e secretaria de cultura do Estado consegue verbas para custear seus projetos, desta forma contribui a implantação do turismo local, pois é mais um espaço de visitação, espaço de pesquisa pelas escolas,  publicação de acervos, para que as pessoas se sintam contempladas nesse espaço, pela história individual e coletiva. Além disso, todas as ações que demandam maiores investimentos devem necessariamente contar com o apoio de instituições de incentivo a Cultura, como o Ministério da Cultura/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, secretaria de Estado de Cultura, entre outros, o que não é papel somente da diretora de Cultura, mas de todos que fazem parte do Instituto. A responsabilidade de cada membro deve ser reforçada pelos estudos que devem ser úteis a todos jaciarenses e que os mesmos possam valorizar o nosso patrimônio histórico como forma de se construir uma identidade cultural, assentada na pluralidade de nossas raízes e matrizes étnicas. Somente o conhecimento, da cultura, em múltiplas dimensões, e assentada na memória, é princípio fundante para a construção de uma sociedade mais democrática.
A História de Jaciara, está interligada com a história dos municípios de São Pedro da Cipa e Juscimeira, que antes eram distrito, portanto o Museu, serve de pesquisa e contribui para mantermos a nossa história cada vez mais viva, onde no bojo da análise do cotidiano mostraremos o processo de evolução urbana de Jaciara, bem como a necessidade de se desenvolver a consciência preservacionista de seus bens culturais, reforçando o discurso que nossa cidade tem passado, memória e história, sendo referencia para as atuais e futuras gerações.















quinta-feira, 12 de setembro de 2013

As UMEIs recebem equipamentos para melhor atender as unidades escolares


Nesta quinta-feira 12/09 a Secretária de Educação Elizabete Oliveira de Lima esteve visitando as UMEIs- Unidades Municipais de Educação Infantil para fazer a entrega de televisões, roupa de cama e banho para melhor atender as crianças de 0 a 3 anos de idade. No decorrer da semana outros equipamentos serão entregue. Os materiais foram adquiridos com recursos do FNDE, de acordo com a Resolução/CD/FNDE nº 29, de 27 de julho de 2012 que “Estabelece procedimentos para a transferência obrigatória de recursos financeiros aos municípios e ao Distrito Federal a título de apoio financeiro suplementar à manutenção e ao desenvolvimento da educação infantil para o atendimento de crianças de zero a 48 meses informadas no Censo Escolar da Educação Básica, cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família, em creches públicas ou conveniadas com o poder público, nos exercícios de 2012 e 2013”, conforme art. 4º da Medida Provisória nº 570, de 14 de maio de 2012.
A finalidade desta resolução é atender as necessidade e ampliar o acesso à educação infantil, contribuindo para ampliação e melhoria do atendimento em creches.
Art. 2º Os recursos financeiros transferidos nos termos desta Resolução poderão ser aplicados em despesas de manutenção e desenvolvimento da educação infantil, de acordo com o que estabelece o art. 70 da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, e em aquisições de bens para garantir o cuidado integral e a segurança alimentar e nutricional das crianças, de forma a assegurar o acesso e a sua permanência na educação infantil.