quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

SMEC participa do Encontro do Proinfância em Cuiabá



Nos dias 13 e 14/12/2012, no Hotel Holiday Inn Express, aconteceu o Encontro do PROINFÂNCIA: Educação Infantil de Qualidade, Um direito da Criança. Estavam presentes: SEB, MEC, UNDIME, UNCME, CEE, Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Mato Grosso, Fórum de Educação Infantil, UFMT e UNEMAT, além dos municípios contemplados com o Proinfância e Secretários Municipais de Educação entre outros. Os temas tratados: O Proinfância no contexto da Política Nacional de Educação Infantil, Diretrizes Curriculares para Educação Infantil: espaços, tempos e materiais, Propostas Pedagógicas Municipais para Educação Infantil: experiência do saber, Construção da Proposta Pedagógica da Educação Infantil e Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. O objetivo do encontro foi além de verificar e orientar os municípios que foram contemplados com o programa, levantar sugestões e discussão para construção de uma Proposta Pedagógica para Educação Infantil. Palestrantes como Gabriel Gomes do FNDE e Carolina Velho do MEC discorreram assuntos importantíssimos e sanaram dúvidas dos municípios presentes. O encontro foi muito importante na medida em que orientou, sanou dúvidas e trouxe mais informações sobre o Pograma - Programa Nacional de reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil além de ser o primeiro encontro para a Construção de Uma Proposta Pedagógica para a Educação Infantil. Neste evento também foi esclarecido sobre o Programa Nacional Brasil Carinhoso lançado este ano pela Presidenta Dilma.
O Brasil Carinhoso, que integra o Programa Brasil sem Miséria, é voltado para o combate à pobreza absoluta entre crianças de 0 a 6 anos. Agora, as ações do programa serão estendidas a crianças e jovens de 7 a 15 anos. O novo benefício deve vigorar a partir de 10 de dezembro.Com essa ampliação no programa, o investimento no Brasil Carinhoso vai saltar de R$ 2,2 bilhões para R$ 3,94 bilhões, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. De acordo com o governo, a extensão dos benefícios vai incorporar mais 7,3 milhões de pessoas, fazendo com que o total de brasileiros que serão abrangidos pela iniciativa salte de 9,1 milhões para 16,4 milhões.

O Brasil Carinhoso foi anunciado pela presidente Dilma em rede nacional de rádio e televisão e sancionado em outubro em cerimônia fechada à imprensa. "O Brasil dá um passo, refinando cada vez mais a sua política social", afirmou na ocasião. Representantes da SMECD (professora Adelaine - Coordenadora da Educação Infantil e professora Helena - Coordenadora dos Programas do MEC/FNDE) estiveram participando do encontro para trazer mais informações e melhorias no âmbito da Educação Infantil na rede Municipal.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.