quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Olimpíadas de Língua Portuguesa


SECRETARIA MUNICIPAL DE JACIARA E ASSESSORIA PEDAGÓGICA ENCERRA A ETAPA MUNICIPAL DA 3ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADAS DA LINGUA PORTUGUESA – ESCREVENDO O FUTURO SENDO CONTEMPLADO  PELOS FINALISTAS POR UM SARAL DE GÊNEROS LITERÁRIOS.

 

A 3ª Edição  da Olimpíadas da Língua Portuguesa –Escrevendo o Futuro, envolveu 100% das escolas públicas de Jaciara, representando mais uma ferramenta na Formação de leitores e escritores, do presente e do futuro. Com o tema “o lugar onde Vivo” foi desenvolvido os gêneros literários: Poemas, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião, envolvendo alunos do 5ª Ano ao Ensino Médio. Este processo iniciou com a capacitação dos professores para que todos se sentissem engajados na proposta de preparar os educandos para conhecer seu meio social e dele tirar elementos para seu crescimento social e cognitivo, bem como soltar a imaginação, o senso crítico e toda magia que a escrita proporciona através do tema “O Lugar Onde Vivo”.

Tendo Jaciara e São Pedro da Cipa o “lugar onde vivemos”, como objeto de pesquisa, os alunos trouxeram um universo de questões que nos remetem algumas reflexões sobre os municípios envolvidos: questões ambientais, um olhar apurado para as histórias de vida, que muitas vezes são ocultadas no dia-a-dia, homenagens às pessoas queridas, problemas sócio econômicos, políticas enfim, as diversidades encontradas na cidade.

A tarde foi um verdadeiro “sarau literário”, com a mensagem de cada aluno que pôde ler seus Poemas, Memórias Literárias, Crônicas e Artigo de Opinião. Além de contarmos com o apoio dos familiares, professores, coordenadores e diretores, que viram seus esforços refletidos nos textos lidos. E são nas oportunidades que descobrimos talentos e abrimos porta para um futuro melhor. As autoridades presentes  ressaltaram em suas falas o destaque de Jaciara nos trabalhos educacionais, não somente nas Olimpíadas da Língua Portuguesa, mas também nas Olimpíadas de Matemática, que tivemos a Escola Estadual São Francisco, contemplada com medalha de Bronze a nível Mato Grosso, no IDEB, entre outros. Graças ao trabalho das escolas, principalmente dos professores que são os mediadores do conhecimento, bem como da União do Estado e demais parceiros e familiares.

Dessa forma, a Olimpíadas da Língua Portuguesa- Escrevendo o Futuro contribuiu para que escolas e professores pudessem rever os métodos convencionais de ensino de escrita e empregassem a empregar métodos que mobilizassem seus alunos para a produção e aperfeiçoamento de textos. Além disso, identificar, valorizar e divulgar textos que mostrem a competência dos alunos da escola pública no uso da Língua Portuguesa. E aos mestres nossos agradecimentos pelo resultado apresentado à comunidade nesta tarde de 30 de novembro de 2012.


 


 
 
 
 
 
 
 
 

Wanderlucy Batista Ferreira- Coordenadora do Ensino Fundamental- SMECDL/Jaciara

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.