terça-feira, 4 de dezembro de 2012


ABERTURA DE POSSE DA ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES VISUAIS DO VALE DO SÃO LOURENÇO

 

A educação inclusiva tem sido um marco balizador das possibilidades de construção de uma sociedade mais justa, cooperativa e solidária, capaz de ampliar o sentido da vida pelo reconhecimento da alteridade, redimensionando o ser, para nele caber o outro.

É importante salientar que o contexto no qual está inserido a pessoa com deficiência é fundamental para seu desenvolvimento e enfrentamento dessa situação. O incentivo à participação e à atividade dessas pessoas na sociedade é muito importante e para que isso aconteça precisamos considerar a oferta de produtos e tecnologias que facilitem sua inclusão social. Uma pessoa com deficiência visual pode usar normalmente um computador desde que ele possua um software leitor de tela e utilizar os livros acessíveis que são recursos fundamentais para que ela tenha acesso à informação escrita, sejam eles didáticos, de ficção, religiosos, etc. Um ambiente que prevê acessibilidade às pessoas com deficiência, que elimina barreiras de convivência e oportuniza a participação social.

No dia 13 do mês de novembro deste corrente ano, foi instalada a Associação dos Deficientes Visuais do Vale do São Lourenço que funcionará provisoriamente nas dependências da Biblioteca Pública de Jaciara.

Este ato tem como objetivo criar um espaço para ofertar livros em Braille e falados, CD, DVD e software para utilização da demanda de forma presencial ou de empréstimo.

A associação estará pleiteando junto às instituições apoiadoras, a médio prazo, um espaço próprio, os equipamentos, as tecnologias assistivas e alternativas, bem como, os recursos humanos para o pleno funcionamento.

 

O dever nasce da exata compreensão da responsabilidade que nos cabe em relação às luzes que de Deus recebemos.

Somente quem se move com os olhos do coração é capaz de ver aquilo que os que veem nem sempre conseguem enxergar.

Nos conhecemos pela voz e pelo aperto de mão, mas o elo que nos une à causa está permeado de sentidos e sonhos. A realização dos sonhos depende de nossa consciência da nossa mobilização e do nosso cuidado com a educação de todos para todos. A esperança é o alimento que sustenta os sonhos. Continuemos juntos para efetivar cada vez mais uma política inclusiva propositiva para o Vale do São Lourenço.

 

Professora Marlene







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.