terça-feira, 4 de dezembro de 2012


Pessoas com Deficiência e o Programa BPC na Escola
 

            O que é BPC na escola?

            O BPC na escola é o Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Tem como prioridade as pessoas com deficiencia beneficiarias do BPC, com idade até 18 anos.
            O BPC é um direito constitucional que não pode ser acumulado com outro benefício no âmbito da seguridade social, salvo o da assistência médica e no caso de receber pensão especial de natureza indenizatória. É individual e intransferível, não vitalício (revisão a cada 2 anos), não contributivo, com orçamento definido e regras próprias. Pessoa com deficiência, de qualquer idade, entendida como aquela que apresenta impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, ou quais em interação com diversas barreiras podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, cuja renda mensal bruta familiar per capita  seja inferior a um quarto do salário vigente.

            Também pode ser beneficiário do BPC, a pessoa com deficiência, observados os critérios estabelecidos na legislação, que não recebe qualquer outro benefício no âmbito da seguridade social ou de outro regime, nacional ou estrangeiro.

 Qual é o objetivo do BPC na escola?

            Promover a elevação da qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência e beneficiárias do BPC, preferencialmente de 0 a 18 anos de idade, garantindo-lhes acesso e permanência na escola, por meio de ações articuladas da área de saúde, educação, assistência social e direitos humanos.

 Como funciona o Programa BPC na Escola?

·                     Identifica os beneficiários do BPC de 0 a 18 anos, que não estão frequentando a escola;

·                    Identifica barreiras que impedem o acesso e a permanência na escola da criança/adolescente com deficiência beneficiaria do BPC;

·                    Realiza estudos e desenvolve estratégias conjuntas e cooperativas para a superação dessas barreiras;

·                    Realiza acompanhamento sistemático das ações implementadas por meio do Programa nos estados e municípios;

Com o objetivo de efetivar a política de inclusão no município, estivemos nos dias 12, 13, e 14 de novembro em Cuiabá na formação de gestores e técnicos envolvidos no acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência dos beneficiários na escola.

No seguimento da educação esteve participando a professora Marlene Gaio dos Santos, especializada em Ensino Especial pela UFMT/MT.






 
Texto escrito pela Professora Marlene Gaio dos Santos

           

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