quarta-feira, 29 de junho de 2016

CIA de Arte vence o Festival Estudantil Temático para o Trânsito etapa Aricá Mirim Juvenil, estarão disputando a etapa Estadual em Cuiabá na próxima semana



Deus no Comando e entrega oficial da Escola Santa Rosa para comunidade escolar

No dia 28 de junho foi realizado  Deus no Comando na escola Santa Rosa, que hoje foi ministrado pelo pastor Anderson Costa da igreja El Shaddai, o prefeito Ademir na oportunidade fez  a entrega oficial da Escola Santa Rosa  para comunidade escoalr, que agora está funcionando na Antiga Araújo Barreto. Todos foram recepcionados pelos alunos, pais e educadores, que agora desfrutam de uma estrutura mais segura e confortável.







Assinatura do convênio do pré cursinho vestibular Vale Vest



O Prefeito Ademir Gaspar de Lima assinou nesta manhã de quarta-feira (29/06) o convênio com o Professor Brás do Vale Vest, cursinho preparatório para o vestibular / Enen. Já são três anos proporcionando mais conhecimentos aos nossos jovens. No ano passado 40 alunos do Vale Vest foram aprovados em diversas universidades como USP, UFMT, UFMG, UFMS, bolsista da PUC, entre outras. Estiveram presentes a Secretária de Educação Professora Lúcia Marcidelli e o vereador e professor Emerson Guimarães da Silva.

Alunos da rede municipal realizaram Avaliação do Ensino Fundamental em Jaciara


Nesta quarta-feira (29) pelo segundo ano consecutivo a rede municipal de ensino de Jaciara  aplicou a ‘Avaliação Municipal do Ensino Fundamental – AMEF - com foco na Proficiência nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática aos alunos do 6º e 9º ano. 
De acordo com a secretária municipal de Educação, Lúcia Marcidelli, as provas foram aplicadas nas escolas municipais Magda Ivana, Maria Villany Delmondes e Santa Rosa com o objetivo de avaliar o ensino aprendizagem dos alunos, contribuir para a melhoria da qualidade.
“Após a avaliação é feita a correção, depois a tabulação dos dados e divulgação. Por ultimo os professores e coordenadores se reúnem para realizar o projeto de intervenção para identificar as dificuldades dos alunos e posteriormente traçar metas para melhor o ensino aprendizagem do aluno”, explica Lúcia.
As questões aplicadas são de múltipla escolha, nas disciplinas da língua portuguesa e matemática, sendo 15 questões de cada, contemplando mais de 220 alunos do 6º e 9º ano.
A AMEF será realizada nos dois semestres, a qual faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Administração Municipal, com orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), o qual também tem planejamentos de outras ações a serem realizadas até o ano de 2020, além da Educação nas demais pastas do Executivo. 
-- 
Márcio Fidélis - (66) 9660-4159
Jornalista - Assessoria de Imprensa

terça-feira, 28 de junho de 2016

Prefeito recebe comunidade escolar rural da Escola Santa Rosa e apresenta o novo espaço de funcionamento da escola


Foi realizado, no dia 28 de junho, na Escola Santa Rosa  o Projeto Deus no Comando, desta feita, ministrado pelo pastor Anderson Costa, da Igreja El Shaddai. Também, na ocasião, foi entregue oficialmente, à comunidade escolar, a Escola Santa Rosa, que agora está funcionando na antiga Escola Estadual Araújo Barreto, com  uma estrutura adequada para atender aos  alunos com qualidade.







Alunos da capoeira aprenderam confeccionar berimbau ecológico no Cras Zé Araçá

Foto: Márcio Fidélis
 As aulas de capoeira tem se destacado como uma das atividades importantes para as crianças e adolescentes jaciarenses, ainda mais com o cunho, além de social, ambiental a partir da Oficina de Berimbau Sustentável, que aconteceu com os integrantes do Centro de Referência de Assistência Social – Cras Zé Araçá, em Jaciara.
De acordo com o instrutor Baratão, na produção do instrumento musical típico das rodas de capoeiras foram utilizados apenas três materiais (cano PVC, garrafa pet e arame galvanizado), que antes seriam descartados no lixo.
“Nosso objetivo é além das rodas de capoeiras ofertadas pela Prefeitura de Jaciara por meio das secretarias de Educação e de Assistência Social, é repassar aos nossos alunos a importância do reaproveitamento de materiais, desta forma confeccionar o instrumento símbolo da capoeira de forma politicamente correta sem agredir a natureza, deixando de retirar dela madeiras e cabaças”, destaca o instrutor.
Além das unidades Cras Zé Araçá e Santo Antônio, as aulas de capoeiras ofertadas pelo município se estendem para mais de 400 alunos da rede municipal e estadual de ensino das escolas e creches: Maria Vilany Delmondes, Amélia Freire, João de Barros, Menina Angélica, Magda Ivana e para a comunidade em geral na Praça JK.
Quem quiser fazer parte das rodas de capoeira basta comparecer nas terças-feiras ou quintas-feiras, das 18 às 19h30 na Praça JK e se inscrever.
Para os que estão desde o iniciou tem novidade nos dias 26 e 27 de agosto, será a primeira graduação dos alunos onde estará marcando presença no município o Mestre Charm, do Grupo Abadá Capoeira de Goiânia (GO).

Fonte: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa
 

terça-feira, 21 de junho de 2016

Cia de Artes de Jaciara disputa com o drama ‘Era Uma Vez o Amor da Minha Vida’ o Fetran 2016



Com a casa lotada, os integrantes da Companhia Municipal de Artes de Jaciara “Armando Ferreira – Milhão” – encenaram na manhã desta quarta-feira (15) a peça teatral “Era Uma Vez O Amor da Minha Vida”, concorrendo na categoria Juvenil na 17ª edição do Fetran – Festival Temático Estudantil, que acontece até sexta-feira (17), no Centro de Eventos Jovelina Maria em Jaciara.
A Cia de Artes de Jaciara pela primeira vez participa do Fetran e buscou levar a mensagem de conscientização no trânsito com um drama, escrito e dirigido pelo diretor de cultura Vinicius Moura com a encenação dos jovens atores Flávio Gabriel, Kaike Gonçalves, Thais Salles, Caroline Nascimento, Davi Gomes, Lucas Ramos, Lo-amy Ruana e Laís Cristina.
A trama traz a história de Pablo contada por ele mesmo na fase adulta, dividindo as experiências que teve ao espectador, que através de uma narração reflexiva conduz o olho do público por duas fase, com um antes e depois do trágico acidente após a uma balada regada drogas e álcool.
As encenações, de igual peso fortalecem o argumento do narrador, e revela as experiências traumáticas de adolescência ao perder seu pai, o amor da vida de sua mãe, num acidente vítima de uma imprudência de jovens alcoolizados e sob efeito de droga, e depois, anos mais tarde quando Pablo se torna um jovem que acaba de conhecer o amor de sua vida e se vê diante das possibilidades que a juventude oferece.
O dilema começa, quando Pablo se depara com suas próprias atitudes e com as causas e efeitos que elas podem provocar em sua vida, e mais do que isso, na vida das pessoas que ama.
“Era Uma Vez O Amor da Minha Vida” traz analogias poéticas em seu enredo, uma delas, ao comparar a vida como uma estrada de mão única onde trafegam nossas emoções e suas consequências, carregando em seu final um desfecho impactante.
Ainda na manhã do Festival, a Escola Estadual Matheus Barbosa de Juscimeira foi a segunda a  subir ao palco com a peça bem humorada  e criativa “Com o Trânsito não se brinca” , protagonizada pelos palhaços Pirulito e Chocolate, os quais interagem com uma árvore e o sol, além das duas crianças envolvidas no enredo, sendo elas personagens importantes para o desenrolar da história.
Ao final de cada encenação, foram feitas as apresentações dos elencos, diretores das peças e demais componentes, seguida da avaliação dos jurados do Fetran formado por Zoraide Benevides como jurada pedagógica representando o Detran, Iara Alves como jurada temática representando a Polícia Rodoviária Federal e o professor e ator Ricardo Freitas como jurado técnico.
A etapa Aricá Mirim do 17º Festival Estudantil Temático seguirá até sexta-feira (17) com apresentações matutinas e vespertinas. Os vencedores de cada categoria irá seguir para a etapa estadual que acontecerá no Teatro Zulmira Canavarros em Cuiabá.  
Fonte: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa











Alunos da Del Jaciara participam de atividades recreativas no Sesc Thermas em Juscimeira

 

Os alunos da Escolinha de Futsal da Diretoria Municipal de Esporte e Lazer de Jaciara (Del) foram convidados para participar do projeto social do Serviço Social do Comércio de Mato Grosso para participar do projeto ‘Manhã, Tarde e Noite de Recreio’, nesta quarta-feira (08) na unidade Sesc Thermas Juscimeira.
De acordo com o analista de programas sociais, Rafael Bezerra, o objetivo do projeto social é proporcionar lazer e entretenimento aos alunos da rede pública de ensino assim como de projetos sociais das cidades que fazem parte da região do Vale do São Lourenço.
Os convidados além de se divertirem nas piscinas do Sesc também desenvolvem diversas atividades recreativas como a ponte móvel, touro aquático, futegolzinho, slackline, , caça ao tesouro, futebol society, vôlei de areia, dentre outras.
As meninas e meninos do futsal estiveram acompanhados pelos seus instrutores Junior Pultrinny e Yara Cristina, da Del. Na tarde de recreação também marcaram presença os alunos do Distrito de Irenópolis e seus respectivos educadores.  
Fonte: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa
 

domingo, 19 de junho de 2016

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM PARCERIA COM A EDITORA SM PROMOVE PALESTRA COM PROFESORES DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL DO MUNICIPIO DE JACIARA.



A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Editora SM promoveram no dia 15 de junho de 2016, no Anfiteatro Municipal “Jonas Pinheiros” uma importante palestra, intitulada “Os diferentes níveis de competências em sala aula”.
Para a efetivação do evento contamos com o apoio do consultor Jefferson Amaro e da assessora pedagógica, Terezinha Coelho Vaz, ambos representantes da Editora SM. Abrilhantaram o evento aproximadamente 140 professores da Educação Básica do Município de Jaciara.
O objetivo principal da formação foi proporcionar momentos de diálogo, reflexão e consequentemente visualizar ações pertinentes ao trabalho pedagógico com alunos que apresentam níveis de aprendizagem diferenciados.
“A tarefa atual da escola é conseguir reconhecer as diferenças, não só culturais, mas também, ao nível dos diferentes ritmos e estilos de aprendizagem, de interesses e de capacidades, na pluralidade dos seus alunos, e encontrar estratégias de adaptação e desenvolvimento que a todos respeite e a todos inclua.”
Neste sentido, a qualidade do processo educativo também dependerá do nível de diferenciação que o professor possa introduzir na gestão das atividades/tarefas de aprendizagem.

Maria Madalena Caixeta Tavares da Silva
Coordenadora Municipal do Ensino Fundamental



terça-feira, 14 de junho de 2016

PROFESSORES DO VALE DE SÃO LOURENÇO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA



A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com Assessoria Pedagógica, em parceria com Centro de Formação de Rondonópolis (CEFAPRO) promoveram no dia 10 de junho de 2016, no Colégio Dom Bosco,  a formação sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa para professores do 5º Ano e professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino do Vale de São Lourenço. Participaram professores dos municípios de Jaciara, São Pedro da CIPA, Dom Aquino, Juscimeira e Boa Vista. As formadoras Mendes Solange L. da Silva e Luci Gomes da Mata foram as mediadoras deste momento de aprendizagem.   
A formação tem por objetivo orientar os professores para desenvolverem, com as turmas inscritas no concurso, o trabalho pedagógico proposto pelo Programa Escrevendo o Futuro.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promove sua 5ª edição.
O tema escolhido é “O LUGAR ONDE VIVO”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é muito mais que um concurso de textos, é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de práticas de leitura e escritas.

    Maria Madalena Caixeta Tavares da Silva
Coordenadora Local da Olimpíada de Língua Portuguesa