terça-feira, 29 de março de 2016

Vara da Infância e Juventude e Prefeitura realizam palestra contra exploração sexual


Postado em: 24/03/2016
  
Foto: José Marques
Com o lema “‘Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Jaciara, em parceria com a Prefeitura, realizou palestra voltada ao combate a exploração sexual. Com a abertura do coral de alunos da Diretoria de Cultura, o evento, que antecede a semana do enfrentamento, aconteceu durante a noite desta terça-feira (22), no auditório do Centro de Eventos.
Sob a determinação da desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Maria Erotides Kneip Baranjak, o tema trabalhado foi direcionado a educadores das redes pública e privada de ensino, com o objetivo de sensibilizar e atualizar esses profissionais, quanto aos direitos e deveres de cada cidadão no sentido de atuar, contra esse tipo de crime.
“Professores são multiplicadores e carregam uma grande responsabilidade em tudo isso. Eles exercem o dom de retransmitir conhecimentos”, enfatizou o Juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Valter Fabrício Simioni, que proferiu a conferencia.
Na apresentação do magistrado foram elencados diversos eixos de atuação, dentre eles a promoção de campanhas voltadas ao enfrentamento. “A cada 15 segundos uma criança ou adolescente sofre abuso sexual no país”, argumentou.
Também na presença de instituições locais como: Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura; e Esportes e Lazer e demais órgãos, que atuam com crianças e adolescentes no município, diversos temas jurídicos foram colocados em pauta.
Elizangela Ruiz de Souza, que é professora do quarto ano da Escola Modelo Novo Santo Antônio, acredita no alto grau de importância dessa conscientização, principalmente em razão da multiplicação do conhecimento em sala de aula e fora dela. “Percebo a necessidade de estar conhecendo mais sobre esse assunto. Assim eles (alunos) podem ter confiança e saberem o que é certo e o que é errado”, analisou.
A diretora da Escola Municipal Maria Vilany Delmondes,Márcia Cristina Ferreira Farias, se espantou com os dados estatísticos apresentados e classificou a conferencia como altamente produtiva. “Fiquei surpresa em perceber que o perigo na maioria das vezes vem de pessoas próximas. Vejo que temos que prestar mais atenção em como são as atitudes dessas crianças. Temos que observar prestar mais atenção”, concluiu.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Emerson Guimarães, assim como várias parcerias são pactuadas para a efetivação das atuações de combate, o fortalecimento desses vínculos tem sido essencial. “Esse projeto, que foi implementando através dessa parceria da Educação Municipal e o doutor Valter, mais uma vez vem desmistificar o distanciamento entre a comunidade e o poder judiciário. Dessa forma, de varias situações é gerada uma prevenção”.
Para o prefeito Ademir Gaspar de Lima, toda ação contrária ao tipo de abuso é de grande valia. Ele reforça  que a atual administração tem trabalhado incessavelmente, até por meio de programas e convênios, para erradicar qualquer tipo de caso. “A nossa luta precisa ser contínua, seja ela no trabalho ou no dia a dia”, finalizou.
Fonte: José Marques / Assessoria de Imprensa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.