terça-feira, 25 de setembro de 2012

SMECD participa do "Curso Formação pela Escola"



No período de 11 a 14 de setembro de 2012, realizou-se o Curso de Formação pela Escola no CEFAPRO de Cuiabá, sito à Avenida Cuiabá, nº 96 no Bairro Cohab Nova no município de Cuiabá.
A agenda do curso destes dias ficou assim programada e cumprida: Apresentação da Equipe de Formação do Formação pela Escola, Noções do EAD, Tutoria e Competências Básicas, Sistema MOODLE e SIFE, FUNDEB, PNATE, PDDE, PLI e PNAE.
Os trabalhos aconteceram de forma dinâmica e objetiva, onde os multiplicadores trabalhavam as teorias e completavam os trabalhos na sala de laboratório de informática, dando as instruções práticas, não deixando de sanar as dúvidas dos cursistas nem economizando esforços para que o nosso aprendizado fosse completo.
Foi uma semana de muito aprendizado para todos os participantes que se envolveram de forma comprometida com os trabalhos programados. Houve muitas discussões no desenvolver dos trabalhos e muitas informações repassadas pelos palestrantes de acordo com a agenda prevista.
O curso tinha seu início no período matutino às 8 horas e término às 12 horas e no período vespertino com início às 13:30 horas e término às 17:30 horas, com intervalos bastante curtos, otimizando o tempo de trabalhos e aprendizado.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Reunião sobre Censo Escolar com representante da SEDUC

Diretores e Secretários das Unidades Escolares Municipais foram convidados a participar de uma reunião de repasses sobre Censo Escolar com a professora Ernani da SEDUC, nas dependências do IFET nesta quinta feira (13/09) as 14 horas. Ela trouxe algumas informações sobre o Educacenso que se encontra aberto para retificações. Segundo a professora Ernani várias escolas esqueceram de prestar informações no Encarte da Saúde que consta no sistema. Falou também que as informações servem para os repasses do Governo, principalmente a verba do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), que é repassada segundo o número de alunos informados no Educacenso. Secretários e Diretores das escolas Estaduais se fizeram presentes também além da Assessora Pedagógica professora Mariley Oliveira Freitas. Na rede municipal quem faz esse acompanhamento é a professora Maria Helena, que é responsável por monitorar, orientar e sanar dúvidas das escolas e UMEIs. A reunião foi importante na em medida que foram esclarecidas algumas dúvidas ainda existentes. O Educacenso fecha dia 25/09 para que a SEDUC possa realizar as devidas verificações e posteriormente será encaminhado ao INEP.





terça-feira, 11 de setembro de 2012

JACIARA CELEBRA A SEMANA DA PÁTRIA COM PATRIOTISMO E VALORIZAÇÃO AOS SETORES QUE COMPÕEM A SOBERANIA DO PAÍS.





     A Semana da Pátria é uma das atividades registrada no cronograma da Secretaria de Educação e Assessoria Pedagógica tendo como base os fundamentos do Estado Democrático de Direito que são: a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, o pluralismo político, que são garantidos no Artigo 1º da Constituição Nacional. As escolas brilhantemente passaram suas mensagens para a busca de um Brasil melhor, através das crianças, jovens e adultos, em relação ao meio ambiente, liberdade de expressão, pluralidade cultural, direitos e deveres dos cidadãos para a soberania do país, entre outros.
      A soberania de um povo e de um país, se expressa por intermédio do poder que detêm os seus governantes. Esse poder, muito embora seja uno e individual, possui diferentes facetas, as quais passaram a ser tradicionalmente conhecidos como poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário.  E nesta semana, é de suma importância apresentar os locais que representam a garantia dos direitos sociais como: o executivo, representado pelo prefeito municipal e suas secretarias; o judiciário (neste ato representado pela Policia Militar e corpo de Bombeiros) e a sociedade civil organizada (representado pelas Lojas Maçônicas e Igreja Assembléia de Deus).
        As mensagens fora de suma importância para despertar em cada participante o reconhecimento de ser cidadão, sujeito de direitos e deveres de cidadania e agente atuante. Sabe-se que a cidadania no Estado Democrático de Direito, torna o Homem soberano, co-responsável e co-participante das ações políticas em prol de uma Nação, de sua sociedade e de sua comunidade local; e só assim, os princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade poderão estar sendo processualmente atingidos.
       Nossos agradecimentos aos setores que nos acolheram e contribuíram para alcançarmos nosso objetivo: Prefeitura Municipal de Jaciara, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Gestão Social, às Escolas que brilhantemente realizaram suas apresentações, desde a Educação Infantil das UMEIs até o Ensino Médio, no qual parabenizamos os profissionais pelo trabalho na construção de uma sociedade ética e cidadã, através do patriotismo, pois é o amor à Pátria que nos move para  lutamos por ela. Parabenizamos e agradecemos ainda a Banda da Assembléia de Deus, pela belíssima apresentação do hino na Praça das Bandeiras e as Maçonarias, Acácia Vale do São Lourenço e Estrela do São Lourenço, bem como todos os cidadãos que se fizeram presente.

Dia 1 de setembro: iniciamos a Semana da Pátria com uma belíssima apresentação do Coral




Dia 3 de setembro: participação das escolas São Francisco, Marechal Rondon, Albert Einstein, UMEI Casa da Criança, integrantes do SINTEP, coordenadores, diretores e Assessoria Pedagógica.









Dia 05: as apresentações foram realizadas em frente a Polícia Militar e participaram profissionais que atuam na Polícia Militar e Civil, profissionais de segurança, Conselho Tutelar, representante da OAB, alunos, professores e coordenadores das escolas Dom Bosco, Francisco Soares, Francisco Araújo Barreto, UMEI Menina Angélica, funcionários da SMECDL e com os participantes do Projeto Rede Cidadã da cidade de Ronconópolis.

















Dia 06: as apresentações foram realizadas em frente ao Corpo de Bombeiros e participaram alunos das escolas Maria Villany Delmondes, Magda Ivana, Milton da Costa Ferreira, representantes do CRAS e CREAS, participantes do Projeto Melhor Idade, profissionais da SMECDL e integrantes do Projeto Social do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis "Pequenos Jovens Grandes Talentos"










Dia 07: as apresentações ocorreram na Praça das Bandeiras e participaram funcionários da SMECDL, da prefeitura, Loja Maçônica,  Igreja Assembleia de Deus e Assessoria Pedagógica.











segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Seminário Estadual de Educação Infantil




 














Nos dias 29 e 30 de agosto de 2012, aconteceu no Hotel Fazenda Mato-Grosso o IV Encontro Regional do Centro-Oeste. Um encontro destinado a discussões que lutam pelo reconhecimento do direito das crianças à Educação Infantil.
O encontro foi realizado pelo Movimento Interfóruns de Educação Infantil (MIEIB), em parceria com o a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, Instituto C&A e Terre des Hommes Suisse, com muito sucesso e excelente público e nível técnico. Dentre os temas abordados nas mesas de trabalho, constam Política Nacional de Educação Infantil e seus principais desafios, Especificidades das ações pedagógicas na Educação Infantil, As experiências das crianças bem pequenas em contextos de vida coletiva na creche, Formação docente, identidade do professor e avaliação na Educação Infantil,Educação Infantil do/no campo e trabalho infantil, Educação Infantil no sistema de ensino: judicialização e obrigatoriedade e O papel da SEDUC frente às Políticas Públicas de Educação Infantil no Estado de Mato Grosso.
O município de Jaciara marcou presença através da Secretária de Educação, Lúcia Elena Marcidelli de Almeida e a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Adelaine de Oliveira e Silva.
As discussões elencadas, muito contribuíram para um pensar diferente em relação à importância que a educação infantil exerce na formação da criança.
Um dos temas, auge das discussões realizadas, foi com a relação a confusão de pensar de alguns profissionais da área que, por acreditarem que sendo a educação infantil parte da educação básica, as crianças deveriam ser alfabetizadas já na pré-escola e começaram a antecipar o ensino fundamental, submetendo crianças bem pequenas a exaustivas horas sentadas realizando tarefas destinadas ao ensino fundamental.  O brincar passou a ser para aqueles momentos em que se termina a tarefa. 
De acordo com o Referencial Curricular da Educação Infantil, educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capaciadades infantis.
É preciso  agir com conhecimento, pois o mundo mágico das crianças, aos poucos vem sendo invadido pelas ideias dos adultos.

"As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de jeito muito próprio." (BRASIL, 1998, p 21)

Postado por Adelaine de Oliveira e Silva