segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Seminário Estadual de Educação Infantil




 














Nos dias 29 e 30 de agosto de 2012, aconteceu no Hotel Fazenda Mato-Grosso o IV Encontro Regional do Centro-Oeste. Um encontro destinado a discussões que lutam pelo reconhecimento do direito das crianças à Educação Infantil.
O encontro foi realizado pelo Movimento Interfóruns de Educação Infantil (MIEIB), em parceria com o a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, Instituto C&A e Terre des Hommes Suisse, com muito sucesso e excelente público e nível técnico. Dentre os temas abordados nas mesas de trabalho, constam Política Nacional de Educação Infantil e seus principais desafios, Especificidades das ações pedagógicas na Educação Infantil, As experiências das crianças bem pequenas em contextos de vida coletiva na creche, Formação docente, identidade do professor e avaliação na Educação Infantil,Educação Infantil do/no campo e trabalho infantil, Educação Infantil no sistema de ensino: judicialização e obrigatoriedade e O papel da SEDUC frente às Políticas Públicas de Educação Infantil no Estado de Mato Grosso.
O município de Jaciara marcou presença através da Secretária de Educação, Lúcia Elena Marcidelli de Almeida e a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Adelaine de Oliveira e Silva.
As discussões elencadas, muito contribuíram para um pensar diferente em relação à importância que a educação infantil exerce na formação da criança.
Um dos temas, auge das discussões realizadas, foi com a relação a confusão de pensar de alguns profissionais da área que, por acreditarem que sendo a educação infantil parte da educação básica, as crianças deveriam ser alfabetizadas já na pré-escola e começaram a antecipar o ensino fundamental, submetendo crianças bem pequenas a exaustivas horas sentadas realizando tarefas destinadas ao ensino fundamental.  O brincar passou a ser para aqueles momentos em que se termina a tarefa. 
De acordo com o Referencial Curricular da Educação Infantil, educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capaciadades infantis.
É preciso  agir com conhecimento, pois o mundo mágico das crianças, aos poucos vem sendo invadido pelas ideias dos adultos.

"As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de jeito muito próprio." (BRASIL, 1998, p 21)

Postado por Adelaine de Oliveira e Silva

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