terça-feira, 27 de março de 2012

EVENTOS A SER REALIZADOS PELA DECEL - DIRETORIA DE ESPORTE EM 2012

DECEL – DIRETORIA DE ESPORTES 


EVENTOS

DATA 31/03/2012
JOGOS DA AMIZADE DE FUTEBOL DE CAMPO
LOCAL: ESTADIO MUNICIPAL
HORARIO: DAS 08:00 AS 12:00 HRS

JACIARA X PRIMAVERA DO LESTE
1º JOGO IDADE DE 06 A 08 ANOS
2º JOGO IDADE DE 09 A 11 ANOS
3º JOGO IDADE DE 12 A 15 ANOS
PROFESSORES RONEIDO, SEBASTIÃO, PAULINHO E DECEL

DATA 01/04/2012
I COPA DA AMIZADE DE JIU JITSU ESPORTIVO DE JACIARA
LOCAL: GINASIO MUNICIPAL DE ESPORTES
HORARIO: DAS 09:00 AS 18:00 HRS
CATEGORIAS: MIRIM – INFANTIL – JUVENIL E ADULTO
PROFESSOR PEDRO E DECEL

DATA 27 A 28/04/2012
CURSO DE FUTSAL ESCOLAR
PALESTRANTE: PROFESSOR GIVANILDO FAVERO DE
(RONDONOPOLIS)
LOCAL: ANFITEATRO CELCITA PINHEIRO
INSCRIÇÕES NA DECEL 3461 3023
VALOR DAS INSCRIÇÕES R$ 30,00

DIA 27/04/2012 AULA TEÓRICA DAS 19:30 AS 22:00 HRS
DIA 28/04/2012 AULA PRÁTICA DAS 07:30 AS 11:00 HRS
DIA 28/04/2012 AULA TEÓRICA E PRÁTICA DAS 13:00 AS 17:00 HRS
DIA 29/04/2012 AULA PRÁTICA DAS 08:00 AS 11:00 HRS

DECEL
DATA DE 27/04 A 05/05/2012
IV CAMPEONATO DE FUTSAL COMERCIÁRIO 2012
LOCAL: GINASIO MUNICIPAL DE ESPORTES
HORÁRIO: DAS 20:00 AS 23:00 HRS
INSCRIÇÕES NA DECEL (3461 3023)
VAGAS LIMITADAS A 10 EQUIPES

DATA DE 14 A 19/07/2012
VIII JOGOS ESCOLARES REGIONAIS
REGIÃO SUL COM 13 MUNICIPIOS
DECEL – DIRETORIA DE ESPORTES E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PSE na Escola Amélia Freire Gomes




SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JACIARA PROMOVE PARCERIAS PARA PROPORCIONAR EDUCAÇÃO AOS TRABALHADORES DA USINA PANTANAL.


A educação de Jovens e Adultos é um dos desafios para política educacional do Estado de Mato Grosso. Em Jaciara, foi comprovado que, a união, através das Secretarias de Educação Municipal e Estadual, os movimentos sociais ( Fórum de EJA) e empresa privada têm feito a diferença quando estabelecem o diálogo com objetivo de garantir o direito a oferta, a permanência e o sucesso de pessoas jovens e adultas na escola. Além de assegurar tratamento Educacional com dignidade, a todo (a) cidadão (ã) de direito, conforme estabelece a Constituição Brasileira de 1988, chamada de Constituição cidadã.
No ano de 2011, foi atendido mais de 100 (cem) alunos do I e II Segmento da EJA, e no ano de 2012 além de atender os dois Segmentos do Ensino Fundamental, em parceria com a Rede Estadual foi oportunizado o Ensino Médio até o 3º Ano.
A Usina Pantanal entregou os Kits de material escolar, além de fornecer os lanches diários, pois sabe que o funcionário qualificado é retorno para empresa em todos os sentidos. 
Desta forma a cada ano assumimos a condição de estado que reconhece a sua dívida social, mas que sobretudo tem todas as condições para elevar o índice de escolaridade da sua população.











Decel realizou Torneio da Amizade







sexta-feira, 23 de março de 2012

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO REUNE COM OS PAIS DE ALUNO DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA “UMEI ZULMIRA BARBIERE DE OLIVEIRA”



O paradigma da inclusão remete a pensar as questões do acesso e da qualidade na educação, chamando atenção dos sistemas de ensino para a necessidade de uma nova organização dos espaços educacionais a partir de uma visão abrangente do currículo com vistas à eliminação das barreiras que dificultam ou impedem a participação e a aprendizagem de todos na escola. Neste sentido, a política de educação inclusiva pressupõe o desenvolvimento de ações estruturadas para atender as especificidades de cada aluno no processo educacional, dentre elas, a ampliação da oferta de recursos e serviços que assegurem condições de acessibilidade às pessoas com necessidades educacionais especiais.
          Na rede municipal de Ensino há uma sala de Recursos Multifuncionais em funcionamento desde 2011 na “Unidade Municipal Zulmira Barbiere Oliveira” e vem atendendo as demandas das UMEIs  e escolas, ou seja, das crianças até 8 anos de idade.
          No dia de hoje, estivemos reunidos, o Secretário de Educação, Gestores institucionais e pais de alunos com necessidades educacionais especiais para a primeira reunião e início das atividades de apoio educacional especializado a ser ofertado no contra-turno da escola, onde cada pai ou responsável recebeu as orientações dos serviços ali ofertados e o cronograma de atendimento para o ano de 2012.
         Cabe ressaltar, que estes alunos serão atendidos em suas especificidades, pelo serviço especializado da rede (psicopedagogo, pedagogo e psicólogo), também será ofertado o transporte até o local do atendimento para as famílias que não dispõe de condições de fazê-lo, inclusive quando o caso da deficiência requer um acompanhante, este apoio será ofertado também.
         Diante das demandas do município sabemos que ainda é pouco, mas que com muita responsabilidade estamos gradativamente incluindo mais alunos tanto na escola comum, quanto nos programas.
          A Secretaria Municipal de Educação conta com adesão das UMEIs, escolas, profissionais da educação e dos pais dos alunos, a parceria entre todos vem sendo fortificada e a inclusão efetivada.

Autora: Marlene Gaio dos Santos





Secretário de Educação Emerson Guimarães da Silva visita a extensão da Escola Santa Rosa


 O Secretário de Educação visita a extesão da Escola Santa Rosa que funciona na Escola Araújo Barreto, ele aproveitou a oportunidade e se reuniu com as mães para falar da importância de ter uma extensão nesta escola, a parceria entre escola e familiares e também a necessidade do acompanhamento dos pais na vida escolar de seu filho. Agradeceu também a parceria da escola Araújo Barreto com a Secretaria de Educação.
  


terça-feira, 20 de março de 2012

Reunião com coordenadores da SMEC, UMEIs e Escolas Municipais

Dia 20 de março, estiveram reunidos nas dependências da SMECD, no período vespertino, a equipe da Secretaria de Educação e Coordenadores das instituições educacionais. A reunião teve como objetivo repasse de informações, análise de dados, reflexão quanto ao andamento das práticas pedagógicas entre outros. Estiveram presentes os coordenadores pedagógicos e coordenadores do PDE Escola das UMEIs e das Escolas Municipais.
A equipe da SMECD aproveitou o momento para além de repassar informações pertinentes, também fazer uma reflexão, quanto a função da coordenação no âmbito escolar.
Ressaltou-se que a qualidade da Educação depende da gestão do projeto político-pedagógico da escola, que deverá ser construído e implementado com base no conhecimento da realidade escolar em todas as suas dimensões e na participação ativa da comunidade escola, tanto na fase do planejamento quanto na execução.
Ficou claro que a SMECD segue o princípio que prioriza a qualidade da educação pública ofertada, que deve ter sua prática assentada no planejamento, na mobilização social, na participação democrática, na cidadania, no orçamento público, no financiamento e na absorção de programas indutores da qualidade da educação.



No dia 19 de março a equipe da Saúde esteve na Escola Magda Ivana realizando o PSE - Programa Saúde na Escola

No dia 19 de março, a equipe do PSE – Programa Saúde na Escola, esteve na Escola Municipal Magda Ivana, dando prosseguimento ao programa, especificamente a “Semana de Mobilização Saúde na Escola”.
Nesta semana a prevenção da obesidade será trabalhada pelas escolas, bem como práticas de higiene dental, conscientização sobre a dengue, cadastro dos dados antropométricos de cada criança e/ou jovens em parceria com a rede de atenção básica a saúde de 5 a 9 de março de 2012.
O foco são os escolares e suas famílias. O objetivo principal é incentivar as boas práticas de saúde para melhoria do desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens no âmbito escolar.




quinta-feira, 8 de março de 2012

A HISTÓRIA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

História do Dia Internacional da MulherHistória do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade
dia internacional da mulher


História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.