sexta-feira, 23 de março de 2012

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO REUNE COM OS PAIS DE ALUNO DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA “UMEI ZULMIRA BARBIERE DE OLIVEIRA”



O paradigma da inclusão remete a pensar as questões do acesso e da qualidade na educação, chamando atenção dos sistemas de ensino para a necessidade de uma nova organização dos espaços educacionais a partir de uma visão abrangente do currículo com vistas à eliminação das barreiras que dificultam ou impedem a participação e a aprendizagem de todos na escola. Neste sentido, a política de educação inclusiva pressupõe o desenvolvimento de ações estruturadas para atender as especificidades de cada aluno no processo educacional, dentre elas, a ampliação da oferta de recursos e serviços que assegurem condições de acessibilidade às pessoas com necessidades educacionais especiais.
          Na rede municipal de Ensino há uma sala de Recursos Multifuncionais em funcionamento desde 2011 na “Unidade Municipal Zulmira Barbiere Oliveira” e vem atendendo as demandas das UMEIs  e escolas, ou seja, das crianças até 8 anos de idade.
          No dia de hoje, estivemos reunidos, o Secretário de Educação, Gestores institucionais e pais de alunos com necessidades educacionais especiais para a primeira reunião e início das atividades de apoio educacional especializado a ser ofertado no contra-turno da escola, onde cada pai ou responsável recebeu as orientações dos serviços ali ofertados e o cronograma de atendimento para o ano de 2012.
         Cabe ressaltar, que estes alunos serão atendidos em suas especificidades, pelo serviço especializado da rede (psicopedagogo, pedagogo e psicólogo), também será ofertado o transporte até o local do atendimento para as famílias que não dispõe de condições de fazê-lo, inclusive quando o caso da deficiência requer um acompanhante, este apoio será ofertado também.
         Diante das demandas do município sabemos que ainda é pouco, mas que com muita responsabilidade estamos gradativamente incluindo mais alunos tanto na escola comum, quanto nos programas.
          A Secretaria Municipal de Educação conta com adesão das UMEIs, escolas, profissionais da educação e dos pais dos alunos, a parceria entre todos vem sendo fortificada e a inclusão efetivada.

Autora: Marlene Gaio dos Santos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.