Os professores David e karla desenvolveram na Escola Magda Ivana o projeto combustível renovável como principal objetivo de Investigar e compreender, a partir da cadeia de produção da cana-de-açúcar, a necessidade de adoção de novas posturas em relação ao uso de fontes de energia.
Seus objetivos específicos foram:
- Conhecer a história e o cultivo da cana-de-açúcar no Brasil, desde seus primórdios.
- Estudar os aspectos cultural e econômico do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil.
- Compreender os conceitos sobre fontes de energia.
- Conhecer as possibilidades agro-energéticas da cana-de-açúcar apresentadas por meio do Projeto AGORA.
- Elaborar questionário de entrevista para coleta de dados junto aos motoristas de Jaciara, traduzindo o seu resultado em gráficos estatísticos.
- Produzir um relatório, contendo a análise dos resultados obtidos nos gráficos.
- Publicar os resultados do trabalho em slides, usando o Power Point.
O professor David explicou como desenvolveu as atividades em sala de aula:
Sob orientação dos professores de História, Geografia e Ciências, os estudantes se dividiram em grupos e realizaram uma ampla pesquisa sobre a situação de produção de energia no Brasil.
Nas aulas de História e Geografia, utilizaram a mídia inclusa no kit do projeto AGORA para conhecimento dos contextos históricos e culturais do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil.
Exploraram o mapa para melhor compreensão dos aspectos Caminho percorrido, ou da Cadeia de Produção da Cana-de-açúcar.
Elaboraram o quadro de profissões desenvolvidas direta e indiretamente à referida cadeia de produção ou a uma usina.
Confeccionaram um questionário de entrevista, acompanhados pelos professores, que os orientaram orientarão na preparação da pesquisa: Como organizar a pesquisa? Quais dados são relevantes? Que perguntas fazer para obter tais dados? Que perguntas fazer.
Os alunos elaboraram as perguntas e com ajuda dos professores foram escolhidas as mais adequadas para a entrevista.
Procuraram refletir a situação dos motoristas da cidade e, assim, definiram um número relevante de entrevistas (cerca de 20 entrevistas por grupo).
Com a autorização da coordenação e dos pais, professores e estudantes foram a campo realizar a pesquisa. Após ajudaram na tabulação da mesma e no cálculo de porcentagem de cada questão.
Com ajuda dos professores transformaram os resultados em gráficos de porcentagem, utilizando o Microsoft Excel.
A avaliação privilegiou todas as atividades do projeto, bem como a criação do questionário, a análise dos dados, a criação dos gráficos e do relatório.
Cada grupo foi avaliado pelo conjunto de atividades desenvolvidas, desde a participação na elaboração da pesquisa até a preparação do produto final (análise dos dados, criação dos gráficos e confecção do relatório).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.