terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Apresentação do Projeto Município Canavieiro da Escola 7 de Abril

Encerramento da 3ª Etapa da capacitação do Projeto Município Canavieiro com professores das Escolas Municipais

Neste dia 06 de dezembro aconteceu no IFMT encerramento da capacitação para professores das escolas municipais que desenvolveram o Projeto Município Canavieiro, esteve presente a formadora Rose da Editora Horizonte.  Foi desenvolvido nas escolas municipais o projeto nas instituições com as turmas do 6º e 7º Ano. Essa foi a terceira etapa da capacitação, onde os professores apresentaram os trabalhos desenvolvidos na escola.
A professora Vanda Mara da Escola 7 de Abril explicou que os objetivos do projeto foram:
             Conhecer as profissões a partir da atividade canavieira.
         Identificar as profissões que estabelecem uma relação direta e indireta com a cadeia produtiva da  cana-de-açúcar;
             Entrevistar um profissional do setor de recursos humanos da Usina Pantanal

    Ela disse também que: “O estudo para os nossos alunos,  está sendo muito importante pois  representa
    parte da realidade em que vivem, visto que  o maior número dos alunos residem e estudam na   localidade onde está implantada a Usina Pantanal . Foi possível, levantar discussões com os alunos dentro da  realidade em que vivem, mostrando os lados positivos e negativos das profissões da  cadeia produtiva da cana-de-açúcar e nessa perspectiva  formar sujeitos críticos e participativos, condizentes ao exercício da cidadania.
O estudo foi iniciado colhendo os conhecimentos prévios dos alunos através da roda de conversa.
 Na sequência foi apresentado o cd com o vídeo interativo do processamento da cana-de-açúcar, solicitando que observassem as imagens e refletissem sobre o que estavam vendo.
Na sequência no pátio da escola, os alunos  apresentaram a comunidade escolar os trabalhos realizados e os conhecimentos adquiridos durante as aulas,  representando as diversas profissões, dentro da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Bem como todos os questionamentos feitos durante a entrevista ao psicólogo Weliton Moura  responsável pelo recrutamento de recursos humanos da Usina Pantanal e Jaciara.
Através desse estudo foi possível disseminar o conhecimento da cadeia produtiva da cana–de-açúcar, observando seus principais aspectos culturais, ambientais, econômicos e sociais, além de conhecer e identificar as profissões que estão relacionadas direta e indiretamente com a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. O estudo nos incentivou, juntamente com os alunos, a conhecer melhor a Usina Pantanal, através de entrevista feita com um psicólogo, responsável pelo recrutamento de recursos humanos, podemos  entender como é feita a seleção dos profissionais para o trabalho, bem como os treinamentos e as capacitações que esses profissionais recebem, além dos cuidados com a segurança . O estudo do tema tornou-se um importante aliado ao componente curricular, enriquecendo as aulas e favorecendo a  aprendizagem”.



            





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.