segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SEMPRE É TEMPO DE RECOMEÇAR

A Constituição de 1988 foi um marco para a Educação como direito, incorporada e 1996 na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
De fato, o direito e a normatização está claro para todos nós, mas o que fazer diante do desafio de convencer 14,1 milhões de analfabetos a voltar para escola?
O Município de Jaciara aponta um índice em torno de 10% de analfabetos, que é um percentual considerável no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) para uma cidade que pretende oferecer qualidade de vida a todos os seus moradores.
A Educação sozinha, não da conta desse problema. Há que se cruzar todas as políticas e assim visualizar a parte da cidade mais vulnerável e direcionar ações conjuntas. Educação, Saúde e Gestão Social, a fim de atingir o foco e minimizar os impactos.
As políticas publicas convergem para essa direção. Podemos evidenciar esforços e parcerias que vem dando certo. Exemplo disso, o mutirão da visão. Uma ação da Secretaria da Saúde e Educação com o Instituto Lions da Visão, que atendeu idosos do Programa Brasil Alfabetizado com as consultas oftalmológicas, cirurgias e óculos.
Através desta atitude, mantivemos muitos idosos no Programa, que sem o apoio da administração pública, teriam poucas chances de continuar estudando, onde a visão nesta fase da vida é bastante fragilizada.
Há que se ter um olhar atento e humano sobre todas as demandas. Os beneficiários diretos pelo trabalho ganham, mas o maior ganho é daquele que faz a ação. Os Secretários da Educação e da Saúde  de Jaciara podem ver seu trabalho melhorar a vida da comunidade.
Como Coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado, gostaria de expressar minha admiração e agradecimentos pela atenção dispensada às pessoas mais pobres e idosas do município.


Coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado: Marlene Gaio dos Santos 

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARTICIPAM DO XIII CONGRESSO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES PESTALOZZI

O XIII Congresso Nacional das Associações Pestalozzi, comemorativo aos 85 anos de serviços especiais, ocorreu em Caldas Novas, Goiás, nos dias 23 à 26 de outubro.
Este fato deve ser considerado, uma vez que, quando nem se ouvia falar em inclusão, ali já eram acolhidas crianças, jovens e adultos.
Para que tenhamos uma sociedade mais humana é fundamental transformamos instituições de ensino em comunidades de aprender na convivência com a diversidade. O bom convívio é esperado em qualquer atividade humana, sendo  essencial em família, no trabalho, no trânsito e, portanto, imprescindível na educação.
A FENASP (Federação Nacional das Associações Pestalozzi) acredita que a  expressão singular da filosofia pestalozziana, deve ser conservada e somada a novas tendências que apontam para um trabalho cada vez mais dinâmico e de parcerias.
A Pestalozzi de Jaciara tem contribuído de forma significativa para o caminho formativo de muitas pessoas. O voluntariado abre caminhos para um novo modo de ver o mundo, é um jeito de viver a solidariedade que não compactua com a violência e com a exclusão.
Por compreender esta dinâmica é que o Secretário Municipal de Educação vem dialogando e apoiando ações conjuntas com a Pestalozzi local, que oferece apoio educacional especializado no contra turno escolar às nossas instituições.
No site da FENASP (www.fenasp.org.br) estão disponibilizadas as temáticas apresentadas no Congresso. Cabe ressaltar que estiveram ali os representantes da saúde, da gestão social e da educação, buscando caminhar juntos na efetivação das políticas públicas para todos.


Coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado: Marlene Gaio dos Santos


            

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Alunos das escolas públicas de Jaciara participam da avaliação do SAEB E PROVA BRASIL

Alunos do 5º ano, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª ano do Ensino Médio participam do Sistema de Avaliação da Educação Básica -SAEB e Prova Brasil, a avaliação iniciou no dia 07 e irá até dia 18 de novembro. Mais de cinco milhões de brasileiros deverão participar em todo país. A avaliação é composto por dois tipos de instrumentos de avaliação: as provas aplicadas aos estudantes e os questionários socioeconômicos, que devem ser respondidos
pelos estudantes, professores e diretores das escolas avaliadas.
O questionário aplicado ao professor e diretor da instituição tem como objetivo coletar dados acerca da formação profissional, das práticas pedagógicas e do perfil socioeconômico e cultural dos professores das turmas em que a avaliação estará sendo aplicada.
Segundo Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva: O intuito desta avaliação é conhecer o sistema educacional brasileiro com profundidade. " A Prova Brasil possui um grande objetivo: avaliar como anda o direito de aprender dos alunos em cada escola, município, estado e no País".
As questões foram elaboradas com base nas propostas curriculares municipais e estaduais
e nos Parâmetros Curriculares NAcionais- PCNs. A prova é dividida em 4 blocos (2 blocos de língua portuguesa e 2 blocos de matemática)
A prova serve essencialmente para avaliar a situação da educação do país. Após correção e análise por escola, município, estado e de um panorama geral do Brasil é possível traçar metas e melhorias para cada caso." O Ministério de Educação identifica, através do IDEB (Indíce de desenvolvimento da Educação Básica) composto entre outras avaliações, pela Prova Brasil, os municípios e as escolas que apresentam  menores desempenho é estabelecido políticas de apoio a eles", explica Maria do Pilar.
O PAR (Plano de Ações Articuladas) e o PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola), foram elaborados nos âmbitos dos municípios e das escolas, como mecanismos a serem desenvolvidos nas  próprias escolas. " O PDE é uma ferramenta de apoio a gestão escolar por meio da qual as escolas, com os menores IDEBS, identificam suas principais dificuldades elaboram um Plano de Ação, com fixação de metas. Para as escolas priorizadas o MEC transfere recursos destinados à implantação das ações definidas
http://educarparacrescer.abril.com.br/indicadores/guia-prova-brasil-500108.shtml



Objetivos das avaliações

Prova Brasil e Saeb são avaliações em larga escala que têm como objetivos gerais:
identificar os problemas e as diferenças regionais do ensino;
  • oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas nas áreas e etapas de ensino avaliadas;
  • produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciam o desempenho dos alunos;
  • proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade uma visão clara dos resultados dos processos de ensino e aprendizagem e das condições em que são desenvolvidos;
  • desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições educacionais de ensino e pesquisa.
Ao apresentar os resultados da Prova Brasil e do Saeb, o Inep/MEC não tem o intuito de ranquear sistemas, ou impor parâmetros de qualidade que firam a autonomia das redes de ensino. Assim, o objetivo é que os resultados apresentados sejam incorporados pelos professores, diretores, gestores e pela própria sociedade, e que fomentem o debate e um trabalho pedagógico que subsidie a melhoria da qualidade educacional em todo o País

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Jornada de Gestão Escolar

A Jornada de Gestão Escolar consiste um conjunto de oficinas de trabalho promovidas pelo MEC destinadas a fortalecer institucionalmente as Secretarias de Educação em relação ao ciclo de gestão de projetos e programas. O público prioritário é composto pelas secretarias que possuem escolas priorizadas pelo PDE Escola entre os anos de 2008 a 2010. Este ano, o MEC continuará acompanhando essas escolas, dessa vez, com apoio técnico especializado. Sendo assim, entre os dias 17 de outubro e 09 de dezembro do ano em curso, a JORNADA DE GESTÃO ESCOLAR, estará acontecendo. Esta iniciativa visa fortalecer as secretarias de educação para apoiarem e orientarem as escolas priorizadas pelo PDE Escola nas fases de Execução, Monitoramento, Avaliação e Revisão do Planejamento, visando a melhoria contínua dos seus resultados. A Jornada consiste em 3 oficinas de trabalho com duração de 2 dias cada uma, sendo que cada oficina aborda uma etapa do ciclo de gestão de projetos e programas. A SMECD está atenta a todas as mudanças que vêm ocorrendo no âmbito educacional e tem procurado participar de forma ativa, comparecendo nos encontros, trazendo as informações e repassando-as as escolas. A pessoa responsável pelo programa na Secretaria Municipal de Educação é a professora Maria Helena. O principal objetivo da Jornada de Gestão Escolar é superar a visão do PDE Escola como ferramenta de “repasse de recursos” e consolida-lo como instrumento de apoio à gestão escolar, abordando as três principais etapas do “ciclo de gestão” de projetos e programas: I) planejamento; II) execução/ monitoramento; e III) avaliação.