segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SEMPRE É TEMPO DE RECOMEÇAR

A Constituição de 1988 foi um marco para a Educação como direito, incorporada e 1996 na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
De fato, o direito e a normatização está claro para todos nós, mas o que fazer diante do desafio de convencer 14,1 milhões de analfabetos a voltar para escola?
O Município de Jaciara aponta um índice em torno de 10% de analfabetos, que é um percentual considerável no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) para uma cidade que pretende oferecer qualidade de vida a todos os seus moradores.
A Educação sozinha, não da conta desse problema. Há que se cruzar todas as políticas e assim visualizar a parte da cidade mais vulnerável e direcionar ações conjuntas. Educação, Saúde e Gestão Social, a fim de atingir o foco e minimizar os impactos.
As políticas publicas convergem para essa direção. Podemos evidenciar esforços e parcerias que vem dando certo. Exemplo disso, o mutirão da visão. Uma ação da Secretaria da Saúde e Educação com o Instituto Lions da Visão, que atendeu idosos do Programa Brasil Alfabetizado com as consultas oftalmológicas, cirurgias e óculos.
Através desta atitude, mantivemos muitos idosos no Programa, que sem o apoio da administração pública, teriam poucas chances de continuar estudando, onde a visão nesta fase da vida é bastante fragilizada.
Há que se ter um olhar atento e humano sobre todas as demandas. Os beneficiários diretos pelo trabalho ganham, mas o maior ganho é daquele que faz a ação. Os Secretários da Educação e da Saúde  de Jaciara podem ver seu trabalho melhorar a vida da comunidade.
Como Coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado, gostaria de expressar minha admiração e agradecimentos pela atenção dispensada às pessoas mais pobres e idosas do município.


Coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado: Marlene Gaio dos Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.