pelos estudantes, professores e diretores das escolas avaliadas.
O questionário aplicado ao professor e diretor da instituição tem como objetivo coletar dados acerca da formação profissional, das práticas pedagógicas e do perfil socioeconômico e cultural dos professores das turmas em que a avaliação estará sendo aplicada.
Segundo Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva: O intuito desta avaliação é conhecer o sistema educacional brasileiro com profundidade. " A Prova Brasil possui um grande objetivo: avaliar como anda o direito de aprender dos alunos em cada escola, município, estado e no País".
As questões foram elaboradas com base nas propostas curriculares municipais e estaduais
e nos Parâmetros Curriculares NAcionais- PCNs. A prova é dividida em 4 blocos (2 blocos de língua portuguesa e 2 blocos de matemática)
A prova serve essencialmente para avaliar a situação da educação do país. Após correção e análise por escola, município, estado e de um panorama geral do Brasil é possível traçar metas e melhorias para cada caso." O Ministério de Educação identifica, através do IDEB (Indíce de desenvolvimento da Educação Básica) composto entre outras avaliações, pela Prova Brasil, os municípios e as escolas que apresentam menores desempenho é estabelecido políticas de apoio a eles", explica Maria do Pilar.
O PAR (Plano de Ações Articuladas) e o PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola), foram elaborados nos âmbitos dos municípios e das escolas, como mecanismos a serem desenvolvidos nas próprias escolas. " O PDE é uma ferramenta de apoio a gestão escolar por meio da qual as escolas, com os menores IDEBS, identificam suas principais dificuldades elaboram um Plano de Ação, com fixação de metas. Para as escolas priorizadas o MEC transfere recursos destinados à implantação das ações definidas
http://educarparacrescer.abril.com.br/indicadores/guia-prova-brasil-500108.shtml
Objetivos das avaliações
Prova Brasil e Saeb são avaliações em larga escala que têm como objetivos gerais: identificar os problemas e as diferenças regionais do ensino;
Ao apresentar os resultados da Prova Brasil e do Saeb, o Inep/MEC não tem o intuito de ranquear sistemas, ou impor parâmetros de qualidade que firam a autonomia das redes de ensino. Assim, o objetivo é que os resultados apresentados sejam incorporados pelos professores, diretores, gestores e pela própria sociedade, e que fomentem o debate e um trabalho pedagógico que subsidie a melhoria da qualidade educacional em todo o País |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.