terça-feira, 24 de agosto de 2010

JACIARA APRESENTA EXPERIÊNCIA DA COZINHA ÚNICA CENTRAL NO III SEMINÁRIO REGIONAL DO PROFUNCIONÁRIO EM DOM AQUINO




No dia 21/08 representantes da SMECD foram à Dom Aquino, a convite do Tutor da turma, Prof. Mário de Dom Aquino, para expor a experiência que tivemos com a implantação da cozinha Única.
Foram representando o Secretário Municipal de Educação as professoras: Wanderlucy, Maria Helena, Benilde e também uma das representantes da Cozinha Única a Srª. Sueli.
Através de lâminas em PowerPoint, foram mostradas fotos desde a implantação até a rotina diária da cozinha. Surgiram vários questionamentos quanto aos pontos positivos e negativos da implantação da Cozinha Única no Município. Todos os questionamentos foram respondidos, enfatizando que esta implantação só trouxe benefícios em vários aspectos.
Foi dito que a Cozinha Única foi implantada no ano de 2007, com objetivo de acompanhar as exigências de qualidade do FNDE, otimizando os recursos, adequando a infraestrutura e melhorando a qualidade da alimentação ofertada na rede de ensino.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ALUNOS DA EJA DA ESCOLA MUNICIPAL MAGDA IVANA RECEBEM KITS ESCOLARES




Os alunos da Educação para Jovens e Adultos (Eja) da Escola Municipal Magda Ivana agora tem um bom motivo para se dedicar aos estudos. Na última quarta-feira (11), o secretário municipal de Educação, Emerson Guimarães da Silva, esteve distribuindo 132 kits escolares básicos aos estudantes.
“São eles que representam a cidadania, a realidade de melhores profissionais, de crescimento e desenvolvimento do país, pois nada disso é possível sem uma educação de qualidade”, destacou Emerson.
Na oportunidade o secretário parabenizou os estudantes e ressaltou o esforço dos mesmos. “São pessoas trabalhadoras, que mesmo com o cansaço do diário, reservam um espaço para se qualificar”, disse.
Ele destacou que a primeira meta foi possibilitar que os jovens e adultos da comunidade Jardim Aeroporto pudessem completar o Ensino Fundamental mais próximo de sua residência; além disso, proporcionar em parceria com a Saúde exames de vistas e entregas de óculos.
Cada kit entregue aos alunos contém lápis, borracha, cadernos, canetas, apontador, régua e cola, além de livros paradidáticos de Literatura. “Esses kits contribuirão para que o aluno receba todas as condições para concluir com sucesso os seus estudos”, finalizou.

Gestão atuante

De acordo com o secretário Municipal de Educação, sua atual gestão tem sido atuante e não economiza esforços para que o trabalho dos professores da Rede Municipal resulte em qualidade e os alunos obtenham sucesso no aprendizado.
Ele destacou o benefício da formação contínua das professoras atuantes na EJA, através da sala do professor semanalmente; e nas atividades anuais já tem a parceria com o Fórum Permanente de Discussões de EJA. “São dessas discussões que saberemos onde investir para que esse grupo de estudantes possa crescer ainda mais. No fórum todos têm direito a vez e voz de forma democrática e participativa”, ressaltou.

MOTORISTAS DA EDUCAÇÃO DE JACIARA PARTICIPARAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA




Os motoristas, Sergio Michelato, Sigmar e Paulo Cezar, que atuam nos Transporte Escolar de Jaciara, participaram de formação aos Condutores de Veículos de Transporte de Escolares, promovido pelo SEST- Serviço Social o Transporte SENAT- Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, dos dias 26/07/2010 a 30/07/2010.
O curso foi composta por 9 temáticas relevantes para o condutor de transporte escolar: Legislação de Transito, infração de transito, sinalização, legislação especifica- transporte escolar, direção defensiva, primeiros socorros, cidadania, meio ambiente, e relacionamento Interpessoal – Escolar. Este último teve principal destaque pois enfatiza, que “Dentro desta importante atividade, Transporte Escolar, o condutor é quem detém a maior responsabilidade: garantir a segurança dos seus passageiros”:
“ O motorista de Transporte Escolar possui as mesmas responsabilidades legais que os demais condutores, porém deve estar sempre consciente de que sua profissão exige alguns cuidados extras. O bom desempenho em sua atividade está diretamente relacionado ao seu comportamento e à maneira de relacionar-se com as diversas pessoas que compõem o seu ambiente de trabalho: os pais ou responsáveis; os alunos transportados; os funcionários da escola; o proprietário do veículo; os demais elementos do trânsito, como outros motoristas, pedestres, fiscais, policiais, etc.
Portanto, “para que os procedimentos de segurança sejam mantidos e os acidentes envolvendo veículos de Transporte Escolar diminuam, é necessário que o condutor conscientize-se da responsabilidade da sua função e busque aprimorar cada vez mais seus conhecimentos”.
A participação do condutor em cursos de reciclagem contribui para mantê-lo atualizado e apto a enfrentar as mais variadas situações que a condução de escolares oferece. Dentre as temáticas é relevante cursos de direção defensiva, primeiros socorros, pisicologia infantil, atendimento ao usuário e relacionamento interpessoal, por exemplo, são importantíssimo para melhorar o desempenho do condutor e aumentar sua segurança no transito.
Esses motoristas de Jaciara, já estão se aperfeiçoando no PRÓFUNCIONÁRIO, onde muitas dessas temáticas são discutidas.
No entanto, no município de Jaciara, precisa de uma gestão maior do Transporte Escolar, uma ação para o ano letivo de 2011, onde estaremos realizando um redimensionamento da frota, além de delimitar a faixa etária a ser ofertada no perímetro urbano, frota esta custeada com verbas exclusiva municipal. Pois esta ação vem proporcionar maior segurança a todos os envolvidos. Afinal, cabe ao condutor monitorar, atenta e constantemente, tudo que acontece ao seu redor, fazendo merecer a confiança nele depositada pelos pais e comunidade. E nas condições que estamos atualmente não está sendo possível. E esperamos que a comunidade seja parceira nessa proposta.

domingo, 1 de agosto de 2010

Parabéns aos alunos e professores da Escola M. 7 de Abril pelo cultivo de hortaliças que servirá para própria merenda escolar.




A Escola 7 de Abril está executando o Projeto da Horta Escolar, juntos, professores, funcionários e alunos desenvolvem o Projeto proposto, o qual veio de encontro a realidade da comunidade e tem como foco elevar o desempenho dos alunos no quesito aprendizagem.
A nossa primeira pergunta é: o que queremos alcançar a partir do trabalho com a horta?

Primeiramente, vale ressaltar que a horta pronta não será o nosso objetivo maior. Parece contraditório, mas nosso produto com a horta escolar é o próprio processo de discussão, atividades e resultados que ela deve proporcionar relacionados às diversas áreas do conhecimento. Se assim não fosse, contrataríamos pessoas para construírem nossa horta na escola, sem precisar envolver alunos e toda equipe pedagógica na construção da mesma. Seria um processo mais rápido e, provavelmente, mais econômico.
Por isto enfatizamos que a horta escolar não tem por finalidade, principal, produzir alfaces, coentros, cenouras e/ou plantas medicinais apenas, ela objetiva algo maior: a abordagem das temáticas Linguagens, Ambiente, Alimentação Orgânica e Nutrição, Conhecimentos Matemáticos, com vistas a mudanças dos maus hábitos alimentares e ambientais, mudanças de atitudes, valores, aquisição de conhecimentos nas áreas de Linguagens e Matemática, por meio de uma prática pedagógica dinâmica, prazerosa e geradora de aprendizagens.

"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher."
Cora Coralina

Professores da Educação Infantil e tutores do Pro-infantil participam de capacitação 15 dias em Juscimeira




Reunião com professores do Brasil Alfabetizado com a Coordenadora Marlene Gaio