quinta-feira, 15 de julho de 2010

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JACIARA E PRESIDENTE DA UNDIME-MT SE FEZ PRESENTE NO FÓRUM PERMANENTE DE DEBATES DE EJA REGIÃO SUL/PÓLO JACIARA

O Secretário Municipal de Educação, Emerson Guimarães da Silva se fez presente no II Fórum Permanente de Debates de EJA, no dia 14/07/2010 no CEJA Marechal Rondon. O mesmo demonstrou adepto a esta luta e já tem no calendário de ações anuais da SMECDL/Jaciara, o Fórum. Permanente e na oportunidade parabenizou os grupos de profissionais que aqui representam a educação e ainda os diversos atores sociais que integram o Fórum Permanente de Debates da Educação de Jovens e Adultos da Região Sul, Pólo de Jaciara. Na sua fala ressaltou que:
“Estudos comprovam que os movimentos sociais têm feito a diferença quando estabelecem o diálogo com os poderes constituídos, e muito especialmente com setores que representam a educação com o objetivo de garantir a formulação, mas, muito mais do que isso a oferta de políticas públicas que visam restabelecer o respeito às diferenças e assegurar tratamento com dignidade a todo (a) cidadão (ã) de direito, conforme estabelece a Constituição Brasileira de 1988. Chamada de Constituição cidadã”.
Os Fóruns de Debates de EJA (em Mato Grosso e no Brasil) muito tem contribuído para a efetivação de políticas públicas que dêem conta de garantir o direito a oferta, a permanência e o sucesso de pessoas jovens e adultas na escola.
A Educação de Jovens e Adultos é muito mais que uma temática. Trata-se de uma modalidade de ensino que reflete na sua essência as mazelas sociais de um país, que durante toda a sua história ou grande parte da sua história, negou ou relegou ao segundo plano a educação a uma parcela da sociedade que é composta por sujeitos sociais das classes menos favorecidas e que foram ficando as margens dessa sociedade ou quando muito foram submetidos a políticas compensatórias de supletivação ou aligeiramento da educação que os coloca na condição de analfabetos funcionais.
Nessa condição esses sujeitos mais uma vez são expurgados do mundo considerado letrado, pois muito embora apresentem um comprovante de escolaridade, muito mal sabem escrever o nome e não possuem a competência para prosseguir estudos que os prepare para intervir no meio em que vivem e ainda para enfrentar o mercado de trabalho que se torna cada vez mais exigente e competitivo.
Outros sequer tiveram ou têm a chance da alfabetização, por que os poderes constituídos que representam a educação não ofertam por puro descaso ou compromisso para com essa parcela da sociedade, negando mais uma vez o direito a essas pessoas.
Enquanto Presidente da UNDIME-MT ressaltou o compromisso com os programas e projetos para essa modalidade, desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LEI 9394/96 e por conseqüência as Diretrizes Curriculares Nacionais; o Programa de EJA para Mato Grosso, e nesse momento a discussão das Diretrizes Operacionais para a EJA em Mato Grosso pela SEDUC; e ainda em construção uma Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos que pretende desenvolver um Plano Estratégico Para Implantação e/ou Fortalecimento da EJA Municipal e Estadual.
“Penso que estamos munidos de toda a base de sustentação teórico metodológica e legal para que em conjunto, Estado e Municípios, possam desenvolver políticas educacionais que coloque Mato Grosso na condição de estado que reconhece a sua dívida social mas que sobretudo tem todas as condições para elevar o índice de escolaridade da sua população”.
A Agenda Territorial é um compromisso firmado entre o MEC, Estados e Municípios desde 2008, com vistas a elaborar um diagnóstico sobre a situação real de oferta como salas de aulas, equipamentos, acervos bibliográficos, salas de leitura, localização se rural ou urbana, número de população escolarizada e não escolarizada, números de analfabetos e onde está essa demanda, necessidade de formação dos atuais professores que atuam na modalidade, a necessidade de ampliação de quadros de docentes,etc.
“Enfim precisamos estabelecer uma TEIA de colaboradores através dos entes federados, as agências formadoras e outros diversos atores sociais, dentre eles reputo a maior importância a participação dos Fóruns de EJA que estão organizados já em vários pólos no estado, a UNDIME – MT, entidade que representa os DMES a qual estou presidente nesse momento para que, juntos possamos oferecer todas as oportunidades de ofertas e de aprendizagens para pessoas jovens e adultas”.
Ao terminar seu pronunciamento o secretário Emerson Guimarães da Silva convidou a todos para participarem do processo de formulação de uma política pública que traz no seu bojo uma concepção democrática da educação ao longo da vida, um processo formativo permanente:
“Nesse sentido convido a todos e a todas profissionais da educação ou não, que representam os diversos segmentos da sociedade aqui da região Sul para que nos unamos no sentido de construir o Plano Estratégico de Fortalecimento da EJA Municipal e Estadual”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.