quarta-feira, 21 de junho de 2017

PLATAFORMA CONVIVA EDUCAÇÃO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APOIO À GESTÃO




Neste dia 14/06 a Professora Maria Helena, coordenadora dos Programas da SME, participou da “1ª Capacitação do Conviva Educação Mato Grosso – Etapa Regional” ocorrida em Pedra Pedra. O objetivo dos encontros é capacitar as Secretarias na utilização da Plataforma Conviva Educação, a qual trás melhorias na prática de gestão, com o registro das ações realizadas e consequentemente a criação de um histórico de processos, resultados e dificuldades.

O Conviva Educação é um ambiente virtual gratuito, com quase 5 mil municípios cadastrados, que apoia a gestão das secretarias municipais de educação na garantia do aprendizado de seus alunos. Por meio da disponibilização de um conjunto de informações, ferramentas e indicadores relacionados aos temas da gestão (Orçamento, Alimentação, Transporte, etc.), que colaboram para a otimização dos processos administrativos e aprimoramento da prática das secretarias.
O objetivo do projeto é contribuir para a equidade de acesso à informação, formar os dirigentes e equipes técnicas e estimular uma rede de troca de experiências.
A plataforma é uma iniciativa da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com 11 institutos e fundações, com apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) na mobilização e na divulgação com os municípios. Abaixo, confira a lista completa de parceiros do Conviva Educação:





quarta-feira, 14 de junho de 2017

Participando dos jogos escolares da Juventude em Campo Verde

Alunos do município de Jaciara participando dos jogos escolares da Juventude Etapa Regional em Campo Verde. Secretaria de Educação, Del, Assessoria Pedagógica SEDUC prestigiando a Abertura dos jogos escolares, um evento que envolve mais de 2.000 participantes.






Aulas de zumba sendo realizado no Ginásio de esportes







Torneio interno entre alunos do Projeto Polo esportivo aconteceu no sábado dia 10/06 para integração dos alunos da escolinha de Futsal masculino.





Avaliação Municipal do Ensino Fundamental-AMEF

Nesta quarta-feira dia 13 de junho foi realizado a Avaliação Municipal do Ensino Fundamental-AMEF nas Escolas Municipais Maria Villany Delmondes, Magda Ivana e Santa Rosa para diagnosticar a proficiência dos alunos do 5º e 9º ano. A avaliação é aplicada pela equipe da Smec e coordenadores das escolas.





quarta-feira, 7 de junho de 2017

SME BUSCA INFORMAÇÕES SOBRE EMENDAS PARLAMENTARES

A Secretária Municipal de Educação Professora Neire, e a Professora Ana Cláudia, da SMEC estiveram na SEDUC, no setor de Relações Públicas, buscando informações sobre o andamento  das emendas parlamentares realizadas pelo Deputado Max para Jaciara. Foram recebidas pelo senhor João Batista responsável pela Unidade de Relações Públicas e o senhor Hennfany Assessor Técnico os quais deram informações e esclarecimentos sobre o assunto.


SME EM AÇÃO

A atual Secretária Municipal de Educação Professora Neire Magalhães esteve na Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social - SETAS (01/06) buscando a parceria do Deputado Estadual Max Russi para confecção de mobiliário para as Unidades de Educação Infantil de Jaciara. Foi protocolado o documento solicitando madeira para a confecção do mobiliário.

AÇÕES CONJUNTAS ENTRE SME E SAÚDE

Neste dia 05/06 a atual Secretária Municipal de Educação Professora Neire Magalhães esteve na Secretaria Municipal de Saúde em reunião com o Secretário Audimar Rocha para tratar sobre o Programa Saúde na Escola - PSE. Todos os anos é realizada a adesão às atividades do referido programa, o qual desenvolve as ações no ambiente escolar. Contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Esta é a finalidade atribuída ao Programa Saúde na Escola (PSE) oficialmente instituído em 2007 pelo decreto 6286, de 5 de dezembro, e que atua sob o viés da intersetorialidade.

Diretrizes do Programa Saúde na Escola (PSE)

I. Tratar a saúde e educação integrais como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos;
II. Permitir a progressiva ampliação intersetorial das ações executadas pelos sistemas de saúde e de educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças e adolescentes;
III. Promover a articulação de saberes, a participação dos educandos, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social das políticas públicas da saúde e educação;
IV. Promover a saúde e a cultura da paz, favorecendo a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação;
V. Articular as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) às ações das redes de educação pública de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos educandos e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis;
VI. Fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar;
VII. Promover a comunicação, encaminhamento e resolutividade entre escolas e unidades de saúde, assegurando as ações de atenção e cuidado sobre as condições de saúde dos estudantes;
VIII. Atuar, efetivamente, na reorientação dos serviços de saúde para além de suas responsabilidades técnicas no atendimento clínico, para oferecer uma atenção básica e integral aos educandos e à comunidade.


SME ORIENTA SOBRE O CENSO ESCOLAR 2017

Buscando melhorias nos processos educacionais, a professora Maria Helena, Coordenadora do Censo Escolar na SME, reuniu-se com as oito instituições dia 31/05 as 7h30m para orientar sobre o Censo Escolar  2017. Foram apresentados slides com observações sobre como proceder com o sistema EDUCACENSO, como realizar as novas matriculas e cadastros, registro dos alunos que utilizam transporte e ainda foi ressaltado sobre a necessidade de impressão e arquivamento dos dados informados. Também foi entregue para cada instituição o Cronograma do Censo 2017 com datas de abertura e fechamento do sistema.





POSSE DO NOVO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO - CAE

Buscando atender as prerrogativas da Resolução/CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013 do FNDE e a vigência do Conselho de Alimentação, a Secretaria Municipal de Educação convidou todos os membros do Conselho de Alimentação no dia 31/05 as 13 horas para que em reunião houvesse a transição do atual para o novo Conselho que atuará pelos próximos 4 anos. Nesta reunião foram feitos esclarecimentos sobre o funcionamento do Conselho e sobre as funções dos membros. Todos foram eleitos em assembleias, com exceção dos Representantes do Executivo que é indicado pelo Prefeito, respeitando o que pede a legislação. O professor Sidney Francisco Gomes, representante dos Diretores foi eleito Presidente do Conselho e a representante de pais senhora Lizandra de França Nascimento foi eleita Vice-presidente. O próximo encontro ficou marcado para dia 14/06 onde será estabelecido um cronograma de reuniões e elaborado um plano de ação que norteará as ações do novo Conselho.




 

SME participa da Prestação de Contas na Audiência Pública

A Audiência Pública é um encontro feito na comunidade com a participação da população, a fim de buscar opiniões e soluções para as demandas sociais e ter acesso à resposta de pessoas públicas. O objetivo maior da audiência é incentivar os presentes na busca de soluções de problemas públicos. Sendo assim, a Audiência Pública em Jaciara ocorreu em 30/05/2017 na Câmara Municipal de vereadores às 13 horas para Prestação de Contas dos recursos recebidos e aplicados. Infelizmente percebemos que não há interesse nem participação da sociedade neste evento. Local e horário já foram mudados buscando solucionar o problema todavia ainda não conseguimos atingir nem 5% da população. Esta é uma meta do Programa de Desenvolvimento Institucional integrado - PDI, buscar uma maior participação social e efetivação no processo democrático. Alguns da equipe da Secretaria Municipal de Educação se fizeram presentes para apresentar e também assistir as apresentações das demais Secretarias. As professoras Maria Helena, Lúcia Elena e Madalena foram as que apresentaram os dados da Educação e Esportes e o senhor Jean Alli apresentou dados da Cultura. Compareceram aproximadamente 50 pessoas.





quinta-feira, 1 de junho de 2017

AVALIAÇÃO MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE JACIARA-MT AVALIAÇÃO MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE JACIARA-MT



A Secretaria Municipal de Educação de Jaciara, Mato Grosso realiza, semestralmente, a Avaliação Diagnóstica denominada “Avaliação Municipal do Ensino Fundamental- AMEF”, cujo objetivo é avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes, verificando o nível de aprendizado de cada aluno quanto às habilidades e competências apreendidas. Este instrumento avaliativo contempla os componentes curriculares de Língua Portuguesa e de Matemática, tendo como parâmetro de elaboração a Matriz de Referência da Prova Brasil.
Este ano a AMEF será aplicada aos alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental I (anos iniciais – 5º ano) e Ensino Fundamental II (anos finais – 9º ano), tal critério servirá para avaliar o processo Ensino e Aprendizagem que vem sendo desenvolvido na Rede Municipal, pois será possível obter um diagnóstico de como os alunos estão aprendendo no decorrer dos anos, em cada fase de escolaridade.
O nosso maior objetivo, conforme descrito no Plano de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI é melhorar a qualidade do Ensino/Aprendizagem, portanto, todos que compõem o sistema educacional são responsáveis em desenvolver ações para alcançar as metas projetadas de curto e longo prazo.
Desta forma, até 2034, deve-se atingir, no mínimo, 80% de alunos, dos anos iniciais, com aprendizado adequado, na avaliação da proficiência em Língua Portuguesa e 70% na avaliação da proficiência em Matemática. Nos anos finais, a meta a ser atingida é de, no mínimo, 70% na avaliação da proficiência em Língua Portuguesa e 65% na avaliação da proficiência em Matemática.
A Meta em 2017, para os Anos Iniciais, é elevar de 47,54% para 49,45% o percentual de alunos com aprendizado adequado em Língua portuguesa e 36,06% para 38,06% o percentual de alunos com aprendizado adequado em Matemática nas escolas municipais. Já a Meta dos Anos Finais é elevar de 43,59% para 45,14% o percentual de
alunos com aprendizado adequado em Língua Portuguesa e 28,20% para 30,36% o percentual de alunos com aprendizado adequado em matemática nas escolas municipais.
Portanto, no dia 13 de junho de 2017, cento e cinquenta alunos, sendo noventa e três de 5º ano e cinquenta e sete de 9º ano, das Escolas Municipais “Santa Rosa”, “Magda Ivana” e “Profª Maria Villany Delmondes”, realizarão a AMEF referente ao 1º Semestre. A avaliação é composta por 40 itens, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática, com alternativas de múltipla escolha.
A Avaliação Municipal contribui com informações relevantes para gestores e professores acerca do desempenho dos estudantes, das escolas e do sistema de ensino, também, contribui na avaliação das políticas e práticas educacionais, de modo a se analisar os resultados com os objetivos estabelecidos ou esperados. Torna-se possível, a partir deste diagnóstico modificar ou aperfeiçoar procedimentos, de maneira que os objetivos propostos sejam alcançados de fato.
A AMEF fornece e divulga informações que subsidiem a reflexão do professor sobre a sua prática pedagógica e proporciona aos gestores dados para a formulação, o monitoramento e a reformulação de políticas educacionais.
O sucesso deste processo de avaliação está rigorosamente relacionado, aos esforços e à qualidade dos trabalhos realizados pelos sujeitos envolvidos.

Aula de zumba pode ser uma ótima aliada para quem deseja uma vida saudável



Jaciara, 31 de maio de 2017







O Governo Municipal de Jaciara, através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer promove toda semana aulas de zumba para toda população jaciarense.
A zumba é um exercício aeróbico composto por movimentos de vários ritmos, como salsa, samba, reggaeton e até mesmo hip-hop. A aula é ministrada pela instrutora Sirlene Rodrigues. “A aula começa com exercícios aeróbicos, depois dançamos zumba e no final fazemos alongamento”, conta a instrutora.
Para quem deseja melhorar a qualidade de vida, praticar zumba é uma ótima opção. Ainda de acordo com a instrutora, a dança possui diversos benefícios, “acelera o metabolismo, emagrece, combate a retenção de líquidos e muito mais”.
Aos interessados a instrutora informou que ainda há vagas e para participar basta comparecer aos locais indicados.

Terça- feira
Ginásio Municipal
Horário: 18 às 19 horas

Quinta- feira
Conviver
13 às 17 horas

Praça JK
Horário: 18 às 19 horas

Sexta- feira
Centro de Eventos
Horário: 18 às 19 horas

Publicado em 31/05/2017

Fonte: ASCOM/PMJ

Prefeitura oferece oficina de cordas e percussão

Jaciara, 31 de maio de 2017













O Governo Municipal de Jaciara em parceria com a Secretaria de Educação e
a Secretaria Adjunta de Cultura, realizou na manhã desta quarta-feira, 31 de maio,
o lançamento de uma oficina de cordas e percussão. O evento ocorreu na Escola
Estadual Modelo Santo Antônio.
Na ocasião estiveram presentes, o prefeito Abdo Mohammad, o secretário municipal,
Charles Fernando, a secretária de Educação, Neire Almeida, a secretaria adjunta de
Cultura, Ana Paula Bueno, a diretora da Escola Modelo, Rosanea Bitencourt, as
coordenadoras, Núbia e Mariana e o educador físico, Roberto Pires.
De acordo com a secretaria adjunta de Cultura, “as aulas serão ministradas pelo
professor Cláudio Alves e contará com a participação de 80 alunos, com idades entre
nove e 14 anos, da Escola Municipal Magda Ivana”, ressaltou Ana Paula.
O prefeito Abdo, acompanhou o evento e incentivou os jovens a continuarem lutando
por seus sonhos. “A prática de atividades como essa proporcionam uma melhora na
qualidade de vida e até na saúde das pessoas. É um projeto que merece ser incentivado
sempre”,
 afirmou o prefeito.

Publicado em 31/05/2017

Fonte: ASCOM/PMJ