quinta-feira, 1 de junho de 2017

AVALIAÇÃO MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE JACIARA-MT AVALIAÇÃO MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE JACIARA-MT



A Secretaria Municipal de Educação de Jaciara, Mato Grosso realiza, semestralmente, a Avaliação Diagnóstica denominada “Avaliação Municipal do Ensino Fundamental- AMEF”, cujo objetivo é avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes, verificando o nível de aprendizado de cada aluno quanto às habilidades e competências apreendidas. Este instrumento avaliativo contempla os componentes curriculares de Língua Portuguesa e de Matemática, tendo como parâmetro de elaboração a Matriz de Referência da Prova Brasil.
Este ano a AMEF será aplicada aos alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental I (anos iniciais – 5º ano) e Ensino Fundamental II (anos finais – 9º ano), tal critério servirá para avaliar o processo Ensino e Aprendizagem que vem sendo desenvolvido na Rede Municipal, pois será possível obter um diagnóstico de como os alunos estão aprendendo no decorrer dos anos, em cada fase de escolaridade.
O nosso maior objetivo, conforme descrito no Plano de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI é melhorar a qualidade do Ensino/Aprendizagem, portanto, todos que compõem o sistema educacional são responsáveis em desenvolver ações para alcançar as metas projetadas de curto e longo prazo.
Desta forma, até 2034, deve-se atingir, no mínimo, 80% de alunos, dos anos iniciais, com aprendizado adequado, na avaliação da proficiência em Língua Portuguesa e 70% na avaliação da proficiência em Matemática. Nos anos finais, a meta a ser atingida é de, no mínimo, 70% na avaliação da proficiência em Língua Portuguesa e 65% na avaliação da proficiência em Matemática.
A Meta em 2017, para os Anos Iniciais, é elevar de 47,54% para 49,45% o percentual de alunos com aprendizado adequado em Língua portuguesa e 36,06% para 38,06% o percentual de alunos com aprendizado adequado em Matemática nas escolas municipais. Já a Meta dos Anos Finais é elevar de 43,59% para 45,14% o percentual de
alunos com aprendizado adequado em Língua Portuguesa e 28,20% para 30,36% o percentual de alunos com aprendizado adequado em matemática nas escolas municipais.
Portanto, no dia 13 de junho de 2017, cento e cinquenta alunos, sendo noventa e três de 5º ano e cinquenta e sete de 9º ano, das Escolas Municipais “Santa Rosa”, “Magda Ivana” e “Profª Maria Villany Delmondes”, realizarão a AMEF referente ao 1º Semestre. A avaliação é composta por 40 itens, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática, com alternativas de múltipla escolha.
A Avaliação Municipal contribui com informações relevantes para gestores e professores acerca do desempenho dos estudantes, das escolas e do sistema de ensino, também, contribui na avaliação das políticas e práticas educacionais, de modo a se analisar os resultados com os objetivos estabelecidos ou esperados. Torna-se possível, a partir deste diagnóstico modificar ou aperfeiçoar procedimentos, de maneira que os objetivos propostos sejam alcançados de fato.
A AMEF fornece e divulga informações que subsidiem a reflexão do professor sobre a sua prática pedagógica e proporciona aos gestores dados para a formulação, o monitoramento e a reformulação de políticas educacionais.
O sucesso deste processo de avaliação está rigorosamente relacionado, aos esforços e à qualidade dos trabalhos realizados pelos sujeitos envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.