A Cordenadora do PAR na SME, professora Maria Helena, esteve em capacitação 3 dias em Rondonópolis (25,26 E 27/07) e trouxe várias informações importantes sobre o Diagnóstico do PAR para 2017. Técnicos da SEDUC capacitaram 20 municípios da região sul, entre eles Jaciara. O PAR ou Plano de Ações Articuladas foi implantado desde 2007 e busca fazer um diagnóstico da realidade do município, elaborando um plano estratégico para atender as prioridades e é acompanhado via SIMEC, um sistema online do Ministério da Educação. Também trouxe um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados, visando à
melhoria dos indicadores educacionais. Sendo um compromisso fundado em
28 diretrizes, compartilha competências políticas, técnicas e financeiras
para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação
básica. O PAR já trouxe vários benefícios para o Município, como aquisição de mobiliários para escolas, ônibus para atender a demanda da zona rural, aquisição de aparelhos de ar condicionado, cobertura de quadra, construção de quadra com vestiário, entre outros. Agora é o momento para realizar novo diagnóstico e enviar ao MEC para análise e atendimento.
A finalidade deste blog é postar eventos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Jaciara, participação em eventos de outros municípios, etc. Pretendemos divulgar os trabalhos realizados pela SMECD, UMEIs, Escolas Municipais, NTM, Cultura e Del - Diretoria de esporte e lazer.
segunda-feira, 7 de agosto de 2017
EQUIPE DA SMECD REALIZA DIAGNÓSTICO DO PAR 2017
A equipe da SME, se reuniu dia 04/08 para realizar o Diagnóstico do PAR 2017 sob a orientação da Professora Maria Helena, Coordenadora do PAR na SME, que também participou de uma capacitação de 3 dias em Rondonópolis e trouxe informações importantes para repassar à equipe. A reunião tomou os dois períodos, pois, além das Questões Estratégicas, foram analisadas as Dimensões: Gestão, Formação, Práticas Pedagógicas e a Dimensão 4: Infraestrutura e Recursos Financeiros ficou marcada para outro encontro. Ao término do diagnóstico, o PAR deverá ser enviado para o MEC que analisará e poderá atender o Município em suas prioridades. O Plano de Ações articuladas já trouxe vários benefícios ao Município entre eles: aquisição de aparelhos de ar condicionados, lousa digital, ônibus, mobiliário para escolas, cobertura de quadra escolar, construção de quadra com vestiário, etc.
FÓRUM ESTADUAL PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE
A Secretária Municipal de Educação Professora Neire Magalhães participou em 26/07 na Universidade Aberta do Brasil em Cuiabá do Fórum Estadual Permanente de Apoio a Formação Docente.O objetivo do Fórum, entre outros, foi o de revisar o Regimento Interno. A RESOLUÇÃO Nº. 001/2009/FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO cria o Fórum.
Artigo segundo da Resolução especifica a necessidade do Fórum: § 2º. O plano contempla o diagnóstico e a identificação das necessidades de formação e a capacidade de atendimento das instituições públicas de educação superior envolvidas e define ações para o atendimento das necessidades de formação inicial e continuada nos diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como as atribuições e responsabilidades de cada partícipe.
ENCONTRO ESTADUAL DO PNAE
A Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da Professora e Secretária de Educação Neire Magalhães, participou do encontro do PNAE realizado em Cuiabá nos dias 28 e 29/06. O objetivo do encontro foi avaliar os Avanços e Perspectivas do Programa. Estiveram presentes alguns palestrantes para discorrer sobre a Prestação de Contas, Nutrição, Conselho do Cae. Na oportunidade também houve atendimento individual às Unidades Executoras. Ainda acompanharam a Secretária Municipal de Educação, a nutricionista do Município senhora Joana e o Presidente do Conselho do CAE professor Sidney.
quinta-feira, 13 de julho de 2017
Com a finalidade de divulgar o Resultado da Avaliação
Municipal do Ensino Fundamental (AMEF), aplicada no dia 13 de junho de 2017,
para os alunos do 5º e 9º ano, a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental
da Rede Municipal de Educação, Maria Madalena Caixeta, reuniu com alunos, professores
e equipe gestora das Unidades Escolares Municipais: Santa Rosa, Magda Ivana e
Maria Villany Delmondes.
O objetivo da avaliação é diagnosticar o
desempenho acadêmico dos estudantes, verificando o nível de aprendizado de cada
aluno quanto às competências e habilidades apreendidas no decorrer dos anos
iniciais e finais. Este instrumento avaliativo contempla os componentes
curriculares de Língua Portuguesa e de Matemática, tendo como parâmetro de
elaboração a Matriz de Referência da Prova Brasil. Participaram da avaliação 141
alunos.
A reunião realizada com os responsáveis pelo ensino
e aprendizagem, não teve apenas, como foco, a divulgação do resultado da AMEF, também
fora realizada análise do desempenho de cada aluno e de como está acontecendo o
ensino e aprendizagem no âmbito escolar. Com o diagnóstico cada aluno é distribuído em
uma escala de proficiência (Abaixo do Básico, Básico, Proficiente e Avançado) e
para cada nível será elaborado e desenvolvido um plano de intervenção pedagógica
para aprimorar, ainda mais, o aprendizado de cada aluno.
quarta-feira, 12 de julho de 2017
SMECDL PARTICIPA DO CURSO "LIDERANÇA ORIENTADA PARA RESULTADOS" PROPORCIONADO PELA PREFEITURA
Neste dia 11/07/2017, todos os Secretários Municipais, Diretores e Líderes de setores estiveram participando do Curso: "Liderança Orientada para Resultados", proporcionado pela Prefeitura Municipal por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado - PDI em parceria com o Tribunal de Contas do Estado - TCE.
O objetivo do curso foi capacitar os participantes sobre a sua responsabilidade em captar, manter e desenvolver sua equipe, assumindo uma postura de Gestor para a formação e condução de equipes de alto desempenho produtivo e comprometidas com o resultados.
Anai da Silva Vargas, Mestre Profissional em Educação e Sociedade, Consultora/facilitadora de cursos nas áreas de desenvolvimento de Pessoas e Organizações, da Empresa Travessia (contratada pelo TCE) foi quem ministrou o curso. Da Secretaria Municipal de Educação participaram a Secretária de Educação Neire Magalhães, a professora Lúcia Elena, coordenadora do PDI na SMECD e a professora Maria Helena Coordenadora Geral do PDI. O curso terá mais um encontro de oito horas em agosto.
quarta-feira, 21 de junho de 2017
PLATAFORMA CONVIVA EDUCAÇÃO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APOIO À GESTÃO
Neste dia 14/06
a Professora Maria Helena, coordenadora dos Programas da SME, participou da “1ª
Capacitação do Conviva Educação Mato Grosso – Etapa Regional” ocorrida em Pedra
Pedra. O objetivo dos encontros é capacitar as Secretarias na utilização da Plataforma
Conviva Educação, a qual trás melhorias na prática de gestão, com o registro
das ações realizadas e consequentemente a criação de um histórico de processos,
resultados e dificuldades.
O Conviva
Educação é um ambiente virtual gratuito, com quase 5 mil municípios
cadastrados, que apoia a gestão das secretarias municipais de educação na
garantia do aprendizado de seus alunos. Por meio da disponibilização de um
conjunto de informações, ferramentas e indicadores relacionados aos temas da
gestão (Orçamento, Alimentação, Transporte, etc.), que colaboram para a
otimização dos processos administrativos e aprimoramento da prática das
secretarias.
O objetivo do
projeto é contribuir para a equidade de acesso à informação, formar os
dirigentes e equipes técnicas e estimular uma rede de troca de experiências.
A plataforma é uma iniciativa da Undime (União Nacional dos
Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com 11 institutos e
fundações, com apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação)
e da Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação)
na mobilização e na divulgação com os municípios. Abaixo, confira a lista
completa de parceiros do Conviva Educação:
quarta-feira, 14 de junho de 2017
Participando dos jogos escolares da Juventude em Campo Verde
Alunos do município de Jaciara participando dos jogos escolares da Juventude Etapa Regional em Campo Verde. Secretaria de Educação, Del, Assessoria Pedagógica SEDUC prestigiando a Abertura dos jogos escolares, um evento que envolve mais de 2.000 participantes.
Avaliação Municipal do Ensino Fundamental-AMEF
Nesta quarta-feira dia 13 de junho foi realizado a Avaliação Municipal do Ensino Fundamental-AMEF nas Escolas Municipais Maria Villany Delmondes, Magda Ivana e Santa Rosa para diagnosticar a proficiência dos alunos do 5º e 9º ano. A avaliação é aplicada pela equipe da Smec e coordenadores das escolas.
quarta-feira, 7 de junho de 2017
SME BUSCA INFORMAÇÕES SOBRE EMENDAS PARLAMENTARES
A Secretária Municipal de Educação Professora Neire, e a Professora Ana Cláudia, da SMEC estiveram na SEDUC, no setor de Relações Públicas, buscando informações sobre o andamento das emendas parlamentares realizadas pelo Deputado Max para Jaciara. Foram recebidas pelo senhor João Batista responsável pela Unidade de Relações Públicas e o senhor Hennfany Assessor Técnico os quais deram informações e esclarecimentos sobre o assunto.
SME EM AÇÃO
A atual Secretária Municipal de Educação Professora Neire Magalhães esteve na Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social - SETAS (01/06) buscando a parceria do Deputado Estadual Max Russi para confecção de mobiliário para as Unidades de Educação Infantil de Jaciara. Foi protocolado o documento solicitando madeira para a confecção do mobiliário.
AÇÕES CONJUNTAS ENTRE SME E SAÚDE
Neste dia 05/06 a atual Secretária Municipal de Educação Professora Neire Magalhães esteve na Secretaria Municipal de Saúde em reunião com o Secretário Audimar Rocha para tratar sobre o Programa Saúde na Escola - PSE. Todos os anos é realizada a adesão às atividades do referido programa, o qual desenvolve as ações no ambiente escolar. Contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de
educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à
saúde. Esta é a finalidade atribuída ao Programa Saúde na Escola (PSE)
oficialmente instituído em 2007 pelo decreto 6286, de 5 de dezembro, e que atua sob o viés da intersetorialidade.
Diretrizes do Programa Saúde na Escola (PSE)
I. Tratar a saúde e educação integrais como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos;II. Permitir a progressiva ampliação intersetorial das ações executadas pelos sistemas de saúde e de educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças e adolescentes;
III. Promover a articulação de saberes, a participação dos educandos, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social das políticas públicas da saúde e educação;
IV. Promover a saúde e a cultura da paz, favorecendo a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação;
V. Articular as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) às ações das redes de educação pública de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos educandos e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis;
VI. Fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar;
VII. Promover a comunicação, encaminhamento e resolutividade entre escolas e unidades de saúde, assegurando as ações de atenção e cuidado sobre as condições de saúde dos estudantes;
VIII. Atuar, efetivamente, na reorientação dos serviços de saúde para além de suas responsabilidades técnicas no atendimento clínico, para oferecer uma atenção básica e integral aos educandos e à comunidade.
Assinar:
Postagens (Atom)