sexta-feira, 26 de agosto de 2016

REPRESENTANTES DA SMECDL/JACIARA PARTICIPA DAS DISCUSSÕES NO SEMINÁRIO ESTADUAL BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR



A Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Jaciara-MT, participou do “Seminário Estadual Base Nacional Comum Curricular”, nos dias 16 e 17 de julho em Cuiabá-MT. Um evento promovido pela omissão estadual de mobilização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), constituída por representantes do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime/MT). O encontro foi planejado contando desde a pré inscrição com contribuição dos participantes na mudança no Texto Base  e durante o evento foi dividido o grupo por áreas do conhecimento e por modalidade, onde discutia a questão da Inclusão e Diversidade
 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está prevista na Constituição, na Lei de Diretrizes e  Bases da Educação e no Plano Nacional de Educação. A expectativa é de que até o fim de agosto o documento seja entregue ao MEC e com sua conclusão, este documento vai reformular e determinar o currículo mínimo para todos os alunos das 190 mil escolas de educação básica do país, cabendo cada município implantar suas Propostas Curriculares que contemple sua realidade local, sem deixar de contemplar os objetivos e direitos de aprendizagem de todos os brasileiros da Educação Básica.







SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ASSESSORIA PEDAGÓGICA-SEDUC-MT REUNEM COORDENADORES PEDAGÓGICOS DO MUNICÍPIO DE JACIARA-MT, PARA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO.



No dia 03 de agosto de 2016, reuniram-se nas dependências da Assessoria Pedagógica, a Coordenadora Pedagógica da SMECDL/Jaciara e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Públicas Municipais e Estaduais de Jaciara e São Pedro da Cipa, para realizarem a Escolha do Livro Didático que serão utilizados nos Anos Finais do Ensino Fundamental, nas diversas disciplinas, principalmente de Arte, que até na Edição passada não era contemplada.
Os livros didáticos destinados às escolas Públicas  faz parte do  Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e  tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico. Porém esta iniciativa de uma escolha única para as escolas públicas do município, sem deixar de lado a autonomia da escola, está em fazer uma gestão eficiente do dinheiro público, uma vez que podemos realizar remanejo de uma escola para outra. Outra questão é que o aluno que transfere de uma escola para outra não sofre grandes impactos.
Embora o livro didático não seja o único material de que professores e estudantes vão valer-se no processo de ensino e aprendizagem, ele pode ser decisivo para a qualidade do aprendizado resultante das atividades escolares, portanto o compromisso das escolas em escolher a melhor obra foi bastante visível, pois cada unidade trouxe seus argumentos avaliativos e após discussões acreditamos ter escolhido a melhor. Caberá o professor, o principal responsável fazer desta obra um recurso facilitador de aprendizagem e instrumento de apoio à prática pedagógica, nesses três anos. 



quarta-feira, 24 de agosto de 2016

ACOMPANHAMENTO DA FREQUÊNCIA ESCOLAR DO BOLSA FAMÍLIA EM JACIARA

Num total de 1.438 crianças e jovens são acompanhados em Jaciara pelo Sistema de Frequência Escolar da SECADI/MEC, através da SMECDL, que tem a função demonitorar a frequência escolar e buscar alunos não localizados no município e assim cumprir as condições para que estes alunos recebam o benefício.  O sucesso é consequência de uma estreita parceria com as escolas e os beneficiários. O vínculo é mantido com reuniões periódicas, envolvendo Secretaria Municipal de Educação, Gestão Social e Saúde, pais, gestores e professores, para manter as condicionalidades e regras do programa sempre em debate. Além dessas reuniões, há visitas aos alunos faltosos e com baixa frequência, para tentar reverter a situação e elaborar políticas que evitem casos semelhantes. Acompanhe abaixo o quadro demonstrativo do último quadrimestre de 2.016.



TOTAL DE ALUNOS 06 A 15 ANOS




Município
Famílias
Beneficiários
Acompanhados
Alunos
Não

beneficiárias
frequentes
localizados

Jaciara
4.411
1.219
1.217
96,07
    3,51


 FREQUÊNCIA ESCOLAR DO BVJ (BENEFICIO VARIAVEL JOVEM)


TOTAL DE ALUNOS 16 e 17 ANOS




Município
Famílias
Beneficiários
Acompanhados
Alunos
Não 

beneficiárias
frequentes
localizados

Jaciara
***
219
140
91,08
07,64





Relatório Gerencial da Frequência Escolar do PBF
Coordenadora Municipal do PBF na Educação
Elisabete Santos Fernandes