segunda-feira, 23 de março de 2015

VISITA DA CONSULTORA DO MEC/PROINFO AO NTM DE JACIARA

Aconteceu nesta quinta-feira, 19 de março, uma visita dos coordenadores do PROINFO - Programa de Formação em Tecnologias Educacionais - do Estado de Mato Grosso, Edevamilton (SEDUC) e Thalles (UNDIME-MT), juntamente com a consultora do MEC, Carmem, que esteve realizando o acompanhamento dos equipamentos enviados pelo PROINFO às unidades municipais e estaduais de nosso município. Uma vez que a parceria do MEC com a SEDUC/SMEC é de enviar os equipamentos e ter as formações ministradas aos profissionais das escolas para viabilizar a utilização pedagógica desses recursos, o Núcleo de Tecnologias Educativas do Município de Jaciara responde pelas formações às duas redes, assim como o acompanhamento dos professores no uso pedagógico dos equipamentos. Foi ressaltado pela consultora que a renovação de laboratórios e projetor integrado para as unidades está vinculada à participação dos professores e utilização do aprendizado dos cursos em sala de aula. A consultora também informou que está em fase de distribuição os equipamentos do programa Um Computador por Aluno para as escolas rurais, sendo atendidas a escola municipal Santa Rosa e estadual Celestino Correa. Na próxima semana serão enviados às escolas questionários dessa consultoria para serem preenchidos. A visita da equipe do PROINFO do MEC/SEDUC/PROINFO foi bastante produtiva e é uma das medidas de acompanhamento que o Ministério da Educação estará fazendo durante o ano de 2015.

“CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA”





           No dia 20 de março de 2015 foi realizado uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Rondonópolis com a finalidade de debater discutir o ciclo de formação humana implantado em Mato Grosso. O debate foi dirigido pelo Deputado Wilson Santos. O Secretário de Educação Emerson Guimarães da Silva e sua equipe pedagógica participaram da audiência.
          Audiências também serão realizadas em outros municípios, na qual contará com a presença de Deputados Estaduais,  Secretário de Estado de Educação, Prefeitos e Vereadores, Secretários Municipais de Educação, Assessores Pedagógicos, Sindicato dos Profissionais de Educação – SINTEP, Conselho Estadual de Educação – CEE, Conselhos Municipais de Educação – CME, Conselho Consultivo e Deliberativo das Unidades Escolares, Profissionais de Educação de Escolas Estaduais e Municipais, Organizações Não Governamentais voltadas para as Ações Educacionais e Profissionais da Educação.
Escola organizada por ciclo de formação humana é uma forma democrática de organização da escola, do currículo, do tempo e do espaço articulado e pautado nos ciclos do desenvolvimento humano – infância, pré-adolescência, adolescência, contemplando as diversidades culturais as especificidades de cada ciclo humano, onde as situações de ensino e aprendizagem, os conteúdos, a metodologia e avaliação não são desvinculados da pratica social dos alunos.
 A organização por ciclos começa no Brasil na década de 1.980, quando vários municípios reestruturaram o ensino fundamental com o objetivo de reduzir os índices de invasão e reprovação nos anos iniciais, organizações que foram ratificadas pela lei de diretrizes bases – LDB e pela Constituição Federal de 1.988.
Nos Estado de Mato Grosso a organização por ciclo se iniciou com o projeto terra que foi implantado em 22 (vinte duas) escolas rurais e urbanas, que implantavam uma nova metodologia para o trabalho pedagógico e devido os resultados positivos, estenderam se através do ciclo básico de alfabetização a todas as escolas que atendiam  primeiro ciclo. O Histórico da formação humana no Mato Grosso foi apresentado pela Professora Doutora e pesquisadora Joserlina da UFMT.
          O ciclo de formação humana em Mato Grosso apresenta o seguinte histórico:
·         Década de 1.980 - Estados e Municípios brasileiros reestruturam e propõem á organização por ciclo;
·         A LDB 9394/96 – Estabelece novas formas de organização da educação básica;
·         No ano de 1.996 o Estado de Mato Grosso implanta o Projeto Piloto Terra em 22 escolas urbanas e rurais.
·         Em 1.998 o Estado propõe a implantação do ciclo básico de alfabetização – CBA.
·         Em 1.999 a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso implantou a escola ciclada para o ensino fundamental.
·         Em 2005/2006 – Implantação da escola organizada por ciclo de formação humana.
·         2008 até os dias atuais – implantação da escola organizada por ciclo de formação humana.
Há muita controvérsia e poucos estudos analisando os efeitos da adoção dessa nova forma de organização da escola do ensino fundamental. 
É imprescindível ressaltar que decorridos, mas de 10 (dez) anos da implementação desse novo modelo como Política Publica de Estado os resultados sobre a qualidade da Educação ainda não são considerados satisfatórios, conforme observações da própria comunidade escolar – Professores, Diretores, Coordenadores, País e Alunos. Verifica-se ainda que todos os indicadores educacionais confirmam a situação preocupante que se encontra a Educação em Mato Grosso.   
Nestas audiências Publicas pretende-se:
·          Resgatar o histórico sobre a implantação do ciclo de formação humana em Mato Grosso.
·         Identificar os pontos de fragilidade e a eficácia do ciclo.
·         Ouvir a comunidade interna e externa da escola.
·         Ouvir especialistas em Educação.
·         Identificar dificuldades e desafios para a efetivação da educação de qualidade social.
·         Buscar fundamentações para a formulação de sugestões, recomendações e determinações para que as ações governamentais sejam mais eficazes.

sexta-feira, 13 de março de 2015

SECRETARIA VISITA INSTITUIÇÕES MUNICIPAIS PARA AVERIGUAR DOCUMENTAÇÃO DO CENSO ESCOLAR



A Secretaria Municipal de Educação,  tem como função promover estratégias que efetivem o bom andamento dos trabalhos nas instituições escolares. Quando os processos não estão atingindo este objetivo, precisa-se refletir, repensar determinadas práticas e atitudes e também orientar as instituições. Sendo assim, a professora Maria Helena da Silva, Coordenadora do Censo Escolar na Secretaria Municipal de Educação, realizou visitas (12/03/2015) para verificar in loco qual a situação dos arquivos relacionados ao Censo nas instituições escolares municipais desde a implantação do sistema EDUCACENSO. Como o Ministério Público é responsável, perante o Poder Judiciário, pela defesa da ordem jurídica e dos interesses da sociedade e pela fiel observância da Constituição (das leis), e também contribui com esta Secretaria, como conselheiro do Comitê do Plano de Ações Articuladas – PAR, na oportunidade, a senhora Jaqueline Nogueira Tosta,  Assistente Ministerial do respectivo órgão,  acompanhou a senhorita Maria Helena nas visitas para averiguar se as instituições estão cumprindo com as normativas específicas em relação às informações prestadas no EDUCACENSO. A Secretaria orientou as instituições que não estão em dia com os documentos e cobrou das mesmas que haja rigoroso cuidado quanto a documentação escolar, além de reforçar que as informações do ano de 2014 no sistema sobre situação do aluno, encerra no próximo dia 20/03.