No dia
20 de março de 2015 foi realizado uma Audiência Pública na Câmara Municipal de
Rondonópolis com a finalidade de debater discutir o ciclo de formação humana
implantado em Mato Grosso. O debate foi dirigido pelo Deputado Wilson Santos. O Secretário de Educação Emerson Guimarães da Silva e sua equipe pedagógica participaram da audiência.
Audiências também serão realizadas em outros municípios, na qual contará com a
presença de Deputados Estaduais, Secretário
de Estado de Educação, Prefeitos e Vereadores, Secretários Municipais de
Educação, Assessores Pedagógicos, Sindicato dos Profissionais de Educação –
SINTEP, Conselho Estadual de Educação – CEE, Conselhos Municipais de Educação –
CME, Conselho Consultivo e Deliberativo das Unidades Escolares, Profissionais
de Educação de Escolas Estaduais e Municipais, Organizações Não Governamentais
voltadas para as Ações Educacionais e Profissionais da Educação.
Escola organizada por ciclo de
formação humana é uma forma democrática de organização da escola, do currículo,
do tempo e do espaço articulado e pautado nos ciclos do desenvolvimento humano
– infância, pré-adolescência, adolescência, contemplando as diversidades
culturais as especificidades de cada ciclo humano, onde as situações de ensino
e aprendizagem, os conteúdos, a metodologia e avaliação não são desvinculados
da pratica social dos alunos.
A organização por ciclos
começa no Brasil na década de 1.980, quando vários municípios reestruturaram o
ensino fundamental com o objetivo de reduzir os índices de invasão e reprovação
nos anos iniciais, organizações que foram ratificadas pela lei de diretrizes
bases – LDB e pela Constituição Federal de 1.988.
Nos Estado de Mato Grosso a
organização por ciclo se iniciou com o projeto terra que foi implantado em 22
(vinte duas) escolas rurais e urbanas, que implantavam uma nova metodologia
para o trabalho pedagógico e devido os resultados positivos, estenderam se
através do ciclo básico de alfabetização a todas as escolas que atendiam primeiro ciclo. O Histórico da formação humana no Mato Grosso foi apresentado pela Professora Doutora e pesquisadora Joserlina da UFMT.
O
ciclo de formação humana em Mato Grosso apresenta o seguinte histórico:
· Década
de 1.980 - Estados e Municípios brasileiros reestruturam e propõem á
organização por ciclo;
· A
LDB 9394/96 – Estabelece novas formas de organização da educação básica;
· No
ano de 1.996 o Estado de Mato Grosso implanta o Projeto Piloto Terra em 22
escolas urbanas e rurais.
· Em
1.998 o Estado propõe a implantação do ciclo básico de alfabetização – CBA.
· Em
1.999 a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso implantou a escola
ciclada para o ensino fundamental.
· Em
2005/2006 – Implantação da escola organizada por ciclo de formação humana.
· 2008
até os dias atuais – implantação da escola organizada por ciclo de formação
humana.
Há muita controvérsia e poucos
estudos analisando os efeitos da adoção dessa nova forma de organização da
escola do ensino fundamental.
É imprescindível ressaltar que
decorridos, mas de 10 (dez) anos da implementação desse novo modelo como
Política Publica de Estado os resultados sobre a qualidade da Educação ainda
não são considerados satisfatórios, conforme observações da própria comunidade
escolar – Professores, Diretores, Coordenadores, País e Alunos. Verifica-se
ainda que todos os indicadores educacionais confirmam a situação preocupante
que se encontra a Educação em Mato Grosso.
Nestas audiências Publicas
pretende-se:
· Resgatar
o histórico sobre a implantação do ciclo de formação humana em Mato Grosso.
· Identificar
os pontos de fragilidade e a eficácia do ciclo.
· Ouvir
a comunidade interna e externa da escola.
· Ouvir
especialistas em Educação.
· Identificar
dificuldades e desafios para a efetivação da educação de qualidade social.
· Buscar
fundamentações para a formulação de sugestões, recomendações e determinações
para que as ações governamentais sejam mais eficazes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.