quarta-feira, 10 de junho de 2015

Educação - Cultura jaciarense ganha cantinho de inspirações e atendimento aos artistas locais



O pessoal da Diretoria de Cultura também ganharam um espaço próprio que promete ser uma fabrica de idéias e ações destinadas a cena cultural jaciarense, que há muito tempo estava adormecida e agora conta com um trio de peso que promete muitas emoções e entretenimento a população e visitantes. 
Na arte cênica, a Cultura vem revolucionando o modo de oferecer entretenimento e promover seus artistas locais.  Já encenaram três espetáculos teatrais, assistidos por mais de 2.500 pessoas, são elas “A Bela e o Fera”, “Soldadinho de Chumbo” e “Esperança”. Em 2015, em parceria com o Projeto Teatro é Social apresentaram “O Vermelho” que teve um público de mais de duas mil pessoas. E na próxima semana tem “Coração de Pano” em parceria com a Secretaria de Gestão Social.
Entre os projetos culturais que movimentaram o calendário cultural em 2014, temos como destaque o I Sarau no Memorial, ambiente responsável pela promoção da música, dança, cultura afro, prosa e poesia, além de um mergulho na história  com os alunos de todas as escolas. Em 2015, a Cultura lança suas atividades celebrando a música e a poesia a partir do seu I Café Literário, com roda de prosa, som e poesia, onde contou com 100 convidados, os quais entre um verso e outro desfrutaram de um saboroso Café.
No primeiro semestre de 2015, foi lançado o Cadastro de Artistas Local (CAL) que tem como intuito de diversificar e promover a inserção de um número maior de artistas e de segmentos da cadeia produtiva da cultura na programação cultural da cidade, fomentando à valorização da cultura local.
Outros eventos já estão programados para acontecer como o Festival da Canção para Estudantes, que pretende atingir boa parcela do público juvenil. Outra novidade que será lançada em breve é a Cia de Arte Municipal, com data prevista para 4 de Julho, que terá o nome de  Armando Ferreira de Souza em homenagem ao grande artista Milhão.
Entre eventos de caráter musical destaque para o Coral dos adultos que volta a todo vapor, além da 2º edição do Sarau no Memorial com o tema “Gênios da Literatura”, previsto para o inicio do segundo semestre, onde voltará a celebrar a arte no museu e no seu entorno natural. ,


Fonte: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.