sábado, 30 de agosto de 2014

OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA REVELARÁ OS VENCEDORES DA ETAPA MUNICIPAL NO SARAU



EDUCAÇÃO!
A Olimpíada da Língua Portuguesa 2014 (OLP) revelará os vencedores da etapa municipal de Jaciara, nesta sexta-feira (29) durante o 1º Sarau Cultural no Memorial, que acontece na Casa Memorial Paulo da Costa Ferreira, na Estrada Parque Cachoeira da Fumaça.
De acordo com a coordenadora da etapa local da OLP 2014, Maria Madalena Caixeta Tavares da Silva, os textos foram elaborados nas escolas com a supervisão dos professores nos gêneros: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.
“Os alunos do 5º e 6º ano trabalharam a temática do poema, os do 7º e 8º elaboraram as memórias literárias, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º do Ensino Médio trabalharam a crônica e do 2º e 3º ano do Ensino Médio ficaram com a produção de artigos”, explica a coordenadora.
Maria Madalena explica que para se chegar até a finalização da OLP 2014 na esfera municipal foram realizados cursos de formação com os professores, ministrados pelos profissionais do Centro de Formação de Professores (Cefapro), com sede em Rondonópolis.
Após a capacitação, todos os professores receberam material didático para desenvolver as oficinas dentro de cada comunidade escolar, com a elaboração dos textos nos quatro gêneros, os quais foram selecionados e enviados para a comissão municipal que é formada pelos avaliadores: Cacilda Lopes Simão, Vinicius Moura, Maria de Lourdes da Silva Lima, Valdisa Meneses Lopes Piotto e Mariley de Oliveira Freitas.
“Para a adesão na etapa estadual, da Olimpíada da Língua Portuguesa, foram selecionados pela banca examinadora, um texto de cada gênero, os qual já estão inseridos no sistema online no site www.escrevendoofuturo.org.br”, conta a coordenadora.
A secretária municipal de Educação, Elizabete de Oliveira Lima, convida a toda a comunidade acadêmica para apreciar a produção dos alunos jaciarenses que estarão recitando seus textos durante o 1º Sarau Cultural no Memorial, que contará com a participação de toda a comunidade escolar do município.
(Ascom/ Educação)

CELEBRAÇÃO À CULTURA!

O "I SARAU NO MEMORIAL" de forma inaugural em nosso município, reuniu as nossas escolas para transformar esse 29 de agosto na maior celebração à manifestação artística e à cultura em seus mais diversos aspectos. Passaram pelo Memorial Paulo da Costa Ferreira mais 400 pessoas, a fim de nos prestigiar e nos envolver, cada um com sua singularidade e senso artístico, marcando de forma ímpar a vida de todos nós, tornando essa sexta-feira sinônimo e referência em arte e cultura. Nós da Secretaria de Educação por meio da Diretoria de Cultura, acreditamos no potencial artístico dos nossos jovens e é com imenso orgulho que reconhecemos que as escolas do nosso município, no Sarau representadas, hoje mais do que nunca, se tornaram verdadeiros centros culturais, e o que é melhor, partilhando de suas aptidões entre eles, escolas de todas as redes do ensino, conferindo aos nossos alunos, à medida que as apresentações nos encantava, uma identidade artística e cultural reconhecida e admirada, fico cada vez mais encantado com o fato de que a oportunidade à manifestação artística, realmente transforma. Todos nós somos artistas, e é com a nossa arte que vamos transformar o futuro. Estou fascinado com o resultado! À todas as escolas envolvidas, às autoridades que lá se fizeram presentes, à equipe da Sec. de Educação, aos colegas da Diretoria de Cultura, e aos colaboradores, é em nome das doces recordações que levaremos desse dia, que concluo aqui o registro da minha emoção: O MEU MUITO OBRIGADO!

  Vinicius Moura











terça-feira, 26 de agosto de 2014

Início do curso IED. Turma da escola Santa Rosa utilizando o Linux educacional 5.0





Aulas no NTM

Profissionais da Educaçao  da UMEI Zulmira Barbiere de Oliveira participam do curso Introdução a Educação Digital - Explorando as ferramentas educacionais




Aula inaugural do cursinho pré vestibular

Aconteceu nesta segunda feira a aula inaugural  no Anfiteatro Celcita Pinheiro onde estarão sendo realizado as aulas do cursinho pré vestibular com parceria da Prefeitura Municipal de Jaciara através da Secretária Municipal de Educação e com a empresa Vale Vest através do professor Brás. 
Professores altamente qualificados e gabaritados com material didático apostilado conceituado ótima oportunidade para nossos jovens se prepararem para prestar vestibular e o Enem e ingressar numa faculdade no curso que almejam.comentou a Secretária de Educaçao Elizabete Lima.
Estavam presentes o Prefeito municipal de Jaciara Ademir Gaspar de  Lima a Secretária de Educação, os alunos e os professores que ministraram o cursinho.








sábado, 23 de agosto de 2014



CULTURA & EDUCAÇÃO!

JACIARA VAI RESPIRAR CULTURA COM O 1º SARAU NO MEMORIAL


Tour pelo museu, literatura, poesias, música, palestra educação ambiental, arte ao vivo, dentre outras atividades, farão parte do 1º Sarau no Memorial, que rolarádurante o dia todo da sexta-feira (29.08), na Casa Memorial Paulo da Costa Ferreira, localizada na Rodovia MT 457, no inicio da Estrada Parque Cachoeira da Fumaça.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Elizabete Oliveira de Lima, esta é uma oportunidade movimentar a cultura principalmente as raízes do povo jaciarense. “A casa do memorial foi a primeira residência construída no município de Jaciara, onde morou a Família Ferreira, a principio o senhor Antônio Ferreira Sobrinho e posteriormente por longos anos o seu filho Paulo Ferreira da Costa”, conta.

O Memorial Paulo da Costa Ferreira, criado pela lei n. 1.441, de 23 de maio de 2012, proporciona ao visitante um mergulho na história do município, com um acervo rico e bem conservado com objetos de época, fotos, documentos, recortes de jornais, móveis originais da residência, entre outros atrativos que prometem ficar na memória dos visitantes.

O espaço também abriga documentos que relatam desafios e conquistas de um povo que se aventurou pela busca de seus ideais numa terra até então pouco habitada. Por conta disso, descobriram o potencial econômico o que levou a transformação da região, na Jaciara que todos conhecem hoje.

Segundo o coordenador de Cultura, Vinicius Moura, estarão participando do 1º Sarau no Memorial 11 instituições de ensino do município, entre elas escolas municipais, estaduais, particulares e filantrópica. “Cada aluno deverá levar seu próprio tapete (pequeno) para que ele participe das rodas de atividades, já que se trata de um sarau, que tem por objetivo manter o aspecto simples, porém confortável e recheado de cultura”, explica.

Os organizadores do evento solicita que cada escola selecionem alguns alunos para recitarem poesias na roda de literatura e poesia, como também oriente alguns alunos que toquem violão para se apresentar na roda de música.

ATIVIDADES

TOUR PELO MUSEU - Pretende-se com esta atividade incentivar o interesse pela história do município, divulgando o acervo histórico, que será coordenado pelo historiador David Bueno da Silva.

LITERATURA & POESIA – tem como objetivo incentivar o interesse pela leitura e o fascínio pelo universo lúdico, além de permitir que alunos se expressem de forma lítero-artística, recitando poesias e expondo seus gostos e prazeres literários de forma descontraída. A coordenação deste grupo ficará por conta de, Maria Madalena Caxeta, Marlene Gaio, Luzia Silva, Benedita Neire Magalhães e participação especial de Ana Paula.

PALESTRA EDUCAÇÃO AMBIENTAL– Com esta atividade pretende-se despertar e formar multiplicadores de preservação do meio ambiente. As biólogas da secretaria adjunta de Meio Ambiente Cenita Maria de Oliveira e Lucimara Afonso Castilho e pelo professor João Carlos. Na oportunidade será feito o plantio simbólico de mudas.

ARTE AO VIVO – Com várias manifestações artísticas e culturais, que contará com apresentação do grupo de capoeira e grupo de dança da Escola Estadual Santo Antônio, do projeto Mais Educação.

MÚSICA – Este será o momento de maior descontração aos participantes, onde eles poderão fazer seus pedidos musicais e acompanhamento em forma de cantoria, mantendo sempre como característica a confraternização e o incentivo a manifestação artística.

Ascom /Jaciara
Arte: Cristiano Gonçalves

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Fami apresentará o tradicional da fanfarra com mesclas de percussão no Dia 7

Postado em: 18/08/2014/site/ Prefeitura Municipal de Jaciara - MT.











Os alunos da Escola Municipal Magda Ivana e adolescentes da região do Bairro Jardim Aeroporto estão afinando os últimos detalhes das apresentações que farão pelo Vale do São Lourenço durante as comemorações da Semana da Pátria. Para o Dia 7 de Setembro, a FAMI – Fanfarra Magda Ivana - vai levar à Avenida Antônio Ferreira Sobrinho no Desfile Cívico de Jaciara um repertório especial e coreografias inovadoras com as meninas da baliza.
A FAMI começou a ser montada há três anos. Sua estrutura começou a ganhar forma com o projeto apresentado pelo atual professor, Willian Rodrigues, que quando assumiu o comando havia apenas três meses de formação. Com persistência e dedicação hoje os 60 integrantes celebram o sucesso da formação e transformação nas suas vidas. Além dos instrumentistas a FAMI têm o acompanhamento 12 meninas, as balizas, as quais também prometem inovações em suas coreografias.
Para o instrutor Wilian, a classificação da FAMI é de fanfarra especial, pelo fato de misturar o tradicional com os instrumentos de percussão, principalmente com ritmos baianos. “Batidas do Olodum, trilhas sonoras de cinema entre outras surpresas estão no repertório especial que preparamos para o dia 7”.
Nos ensaios os sons de bumbos, caixas de guerra e de repique, surdos, pratos, repeniques, timbas, liras, cornetas e carretões, entre outros, soam todos os sábados no pátio da Escola Magda Ivana, das 14 horas às 16h30. Dos 60 integrantes, 90% são alunos da instituição e outros 10 % são moradores das proximidades da escola. “Meu objetivo é abrir mais vagas, mas todos os nossos instrumentos estão ocupados, precisamos conseguir mais para podermos trazer mais jovens ao projeto”, conta Willian.
A Fanfarra Magda Ivana tem o apoio da Prefeitura de Jaciara, através da Secretaria Municipal de Educação, que acredita na capacidade de transformação de crianças e adolescentes com idades entre 10 e 25 anos, os quais são responsáveis em dar continuidade em uma atividade cada vez mais extinta dentro das comunidades escolares.
Fonte: Márcio Fidélis / Ascom Educação Municipal

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Dialeto Manoelês fez público repensar sobre os tempos de criança




A Cultura esteve em evidência no dia 18 de julho, no qual aconteceu no Centro de Eventos a apresentação do espetáculo de dança Dialeto Manoelês da companhia sul mato-grossense Blanche Torres. A peça é inspirada na obra do poeta Manoel de Barros e trouxe ao espectador uma nova forma de pensar os tempos de criança, a simplicidade e a imaginação.
De acordo com Vinicius Moura, coordenador da Diretoria de Cultura do município, a ideia é trazer cada vez mais eventos que agucem o instinto cultural nos nossos moradores. “A nossa missão é oferecer para o jaciarense cada vez mais cultura. As sementes estão sendo plantadas, estamos mobilizando cada vez mais pessoas e uma identidade cultural definida para Jaciara é só uma questão de tempo", comentou Vinicius.
Ele inda ressaltou a importância que o espetáculo trouxe para cada pessoa presente. “Quem esteve no Centro de Eventos mereceu estar ali, o espetáculo Dialeto Manoelês foi mágico e transportou quem esteve ali para o universo singular do poeta matogressense Manoel de Barros, que é gente da nossa gente”, afirmou.
Além do espetáculo, os atores ofereceram uma oficina de dança que foi composta no processo de montagem do espetáculo, deixando o público ainda mais próximo da história apresentada.


Fonte: Aline Bassanesi/Ascom


A peça “A Ciência do Bem e do Mal” abre o calendário cultural de Jaciara e lota Centro de Eventos em duas exibições.

Aconteceu no mês de abril  no Centro de Eventos de Jaciara a estreia da peça “A CIÊNCIA DO BEM E DO MAL”, a primeira exibida para a sociedade jaciarense pela Cia de artes cênicas “TÚNICA”, que têm por finalidade levar arte e cultura em forma de trabalho voluntário.

Durante o desenrolar da história o público mantinha o silêncio e captava com os olhos fitos e os ouvidos atentos toda a emoção da trama que fazia uma alusão à primeira história que sem tem registro na humanidade, a história de ADÃO, EVA  e a SERPENTE, com um texto inteligente a peça buscou satirizar essa história e trazer o seu argumento principal em questão para os dias de hoje: “Como você se comportaria frente às tentações?” O silêncio, por vezes dava vazão às gargalhadas por conta do humor refinado da história.
                      
“A CIÊNCIA DO BEM E DO MAL” não pode ser rotulada como comédia, seu fluxo de cenas acompanhado de uma impecável trilha sonora permeava entre o drama, o riso e o suspense até culminar no inquietante final que permitiu a todos pensar sobre quem somos e no que estamos nos tornando. O espetáculo buscou despertar todos os tipos de emoções no público até o fim levando mais cultura e entretenimento para as mais de 400 pessoas que estiveram ali.

A “CIÊNCIA DO BEM E DO MAL” pela Cia de teatro local - Túnica artes cênicas -, devido o seu grande sucesso foi exibida novamente no mês de maio, atingindo pouco mais de 300 pessoas e fechando assim sua temporada de exibição, segundo Vinicius Moura, a intenção é voltar ao Centro de Eventos com um novo espetáculo, ainda no final do ano de 2014 fechando agenda cultural do município no ano de 2014, que ainda promete eventos de cunho cultural no decorrer dos próximos meses.

ASCOM/JACIARA








segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Escola Magda Ivana realiza Família na Escola no sábado (9) de agosto





A Escola Municipal Maria Villany Delmondes realiza na manhã de sábado (09) o Dia da Família na Escola





CULTURA! TEATRO E LITERATURA SÃO COLOCADOS EM PAUTA PELA DIRETORIA DE CULTURA



O Projeto Teatro e Literatura sai do papel e vem ganhar os palcos e encantar a plateia. Nesta sexta-feira (08) o Anfiteatro Celcita Pinheiro recebeu a primeira aula prática do projeto, com os alunos da Escola Maria Vilany, que visa ensinar um pouco do teatro e da literatura de uma forma diferentemente mágica.

O Projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Jaciara, através da Secretaria de Educação e Diretoria de Cultura e se resume em estudar obras literárias e transformar leitura, conhecimento e pesquisa em peças teatrais por meio de uma oficina de arte dramática e literatura.

A ideia é levar toda essa informação para as escolas municipais e envolver os alunos, deixando-os mais próximo da cultura. “O alunos vão aprender um pouco da teoria e em sequência a prática de como se faz teatro, a partir daí iremos ensaiar as peças e cada turma irá apresentar um espetáculo no final do projeto”, explicou o coordenador do projeto, Vinicius Moura.

O projeto tem aproximadamente 70 alunos divididos entres as quatro escolas municipais de Jaciara que assistem aulas uma vez por semana. Vinicius ainda ressaltou que a intenção é continuar com essas aulas nos próximos meses trazendo a cultura para perto desses alunos.

Os resultados deste trabalho visam apresentações de espetáculos teatrais para toda sociedade jaciarense, com previsão para o final do ano, impulsionando a cultura e levando mais lazer aos moradores.


Fonte: Aline Bassanesi/Ascom