terça-feira, 21 de agosto de 2012

I Seminário das Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso

Nos dias 16 e 17 de agosto de 2012 foi realizado o “I Seminário de Formação Continuada de Jaciara:”Novos Caminhos a serem percorridos”, numa parceria entre o CEFAPRO, Assessoria Pedagógica de Jaciara e Secretaria Municipal de Educação de Jaciara.
        No dia 16 de agosto, no período matutino, aconteceu no Centro de Eventos, uma Palestra com Profª Flavia Martins Gonçalves – Diretora do CEFAPRO/Rondonópolis/MT, falando sobre Políticas Públicas. No período vespertino, foi realizada uma Mesa Redonda com as Especificidades – a Profª Berenice Israel falando sobre a Educação de Jovens e Adultos; a Profª Cristiane Rojas falando sobre a Diversidade e a Profª Maria Bezerra falando sobre a Educação do Campo.
        No dia 17 de agosto, os participantes foram divididos para fazer estudos sobre suas especificidades, ficando os grupos assim divididos: Alfabetização, Linguagem, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Secretaria e Biblioteca e Laboratório de Informática.
        Esta formação envolveu todos os Profissionais da Educação da Rede Estadual, Municipal, Particular e Filantrópica e veio trazer uma relevante contribuição na formação continuada dos profissionais da educação e principalmente nas discussões sobre as orientações curriculares, pois contribuirá de forma significativa para atender nossos alunos e comunidade escolar de forma qualitativa, envolvendo um serviço baseada nos princípios da gestão democrática, na qualidade da prestação de serviços em todos os setores que contempla a educação, equidade no direito a educação, desde a educação infantil ao ensino superior.
        É de grande importância para educação de Jaciara termos uma proposta curricular sistematizada,  levando em consideração a idéia de que o currículo é uma construção de conhecimentos voltada para a formação humana resultante de uma mediação sócio-histórica e cultural.
        Nós educadores precisamos buscar a ressignificação dos tempos e espaços de aprendizagem e desenvolvimento dos educadores e educandos envolvidos no espaço educativo, fazer inclusão do trabalho coletivo e ações inter e transdisciplinares. Sendo assim, cabe à escola exercer uma função socializadora, que possibilite a seus alunos e professores uma participação efetiva como membros ativos e responsáveis na sociedade a que pertencem.






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